Vitória recebe Capixaba de SUP 2024 em outubro
Capixaba de SUP, competição que tem como missão principal fomentar o Stand Up Paddle no Espírito Santo, ... leia mais
Após a polêmica edição de 2023, a Te Aito Tahiti 2024 está confirmada para acontecer no Taiti de 6 a 8 de junho, com a Super Aito, dando sequência ao evento, em 24 de agosto. O evento, que foi realizado em Moorea e Papeari no ano passado, retornará este ano ao Parque Aorai Tini Hau em Pirae para a realização da Te Aito Tahiti e ao Venus Point, em Mahina, para a Super Aito.
As mudanças marcam um retorno às raízes da competição, que volta a ser realizada em um único dia e direcionada exclusivamente à canoa V1. Reynald Temarii, que assumiu o comando da prova em 2023, também foi afastado da organização. Em seu lugar assume Mara Aitamai, uma das fundadoras da Te Aito que recebe o apoio do outro fundador, Charley Maitere.
Aitamai tem a missão de trazer a Te Aito de volta ao protagonismo que sempre teve após a turbulenta gestão de Reynald Temarii ano passado, que motivou um boicote em massa de atletas da elite taitiana da va’a.
Responsável por realizar eventos de grande porte no Taiti, mas também envolvido em denúncias de corrupção, Temarii tentou transformar a Te Aito em uma mega competição de water sports, incluindo outras modalidades como surfski, prone paddleboard e stand up paddle, além da canoagem polinésia, dentro de uma super estrutura de arena (para os padrões taitianos) ao longo de uma semana de competição.
No entanto, essas mudanças acabaram por relegar à canoa V1, única modalidade da Te Aito desde a criação da prova, a um papel secundário dentro do evento. O valor da premiação também foi reduzido e a competição dividida em duas etapas. Para piorar, o organizador fez uma série de promessas aos remadores que não foram cumpridas na competição.
Após esses eventos, uma onda de indignação tomou conta dos remadores de elite da Polinésia, que ameaçaram boicotar a Super Aito a menos que Temarii se dispusesse a renegociar os prêmios em dinheiro e o formato da competição. Inicialmente, o organizador ignorou os protestos, exacerbando ainda mais a insatisfação dos atletas, que então anunciaram um boicote e planejaram a realização de um evento alternativo para a mesma data, intitulado Save Va’a. Diante da perda total de controle sobre a situação, Temarii tentou reconciliar-se com os remadores, porém seus esforços foram em vão. A Super Aito acabou sendo cancelada, enquanto a Save Va’a obteve grande sucesso. (se você quer saber mais a respeito, sugiro ler esse artigo).
Agora, com a imagem bastante arranhada, a Te Aito e Super Aito anunciam a volta às raízes, resgatando os verdadeiros valores da canoagem polinésia como o respeito, a inclusão e a igualdade.
Remadores e remadoras interessados em participar da Aito Tahiti 2024 têm até o dia 27 de maio para se inscrever. Os 100 primeiros colocados terão o direito de participar da Super Aito.
Para se inscrever, acesse o site oficial da Te Aito Events: teaitoevents-tahiti.com. Quem está no Taiti também tem a opção de realizar a inscrição nas lojas parceiras: Viper Va’a e Va’a Factory ou diretamente na sede do parque Aorai Tini Hau.