Morre Sharon ‘Doc’ Bintliff, pioneira da canoagem havaiana feminina

Compartilhe
Sharon 'Doc' Bintliff
Se existem equipes femininas participando de provas de travessia, muito disso se deve ao esforço de remadoras como Sharon “Doc” Bintliff. Foto: @officialnawahineokekai

A comunidade da canoagem havaianaa se despediu recentemente de uma de suas grandes pioneiras, a Dra. Sharon “Doc” Bintliff. Ela foi uma das integrantes da equipe campeã da primeira edição da histórica travessia Na Wahine O Ke Kai, em 1979, um feito que implodiu muralhas machistas do esporte e provou ao mundo que as mulheres eram capazes de competir no desafiador Canal Kaiwi.

Aquelas primeiras remadoras desafiaram décadas de dúvidas, quebraram barreiras e abriram o canal para todas as mulheres que seguiram seus passos desde então. A vitória de “Doc” e sua equipe foi um marco fundamental para o nascimento da cultura de remadoras oceânicas que conhecemos hoje.

Fora da água, ela carregava a mesma coragem em sua profissão. Como médica de emergência, “Doc” Bintliff cuidou de inúmeras crianças e famílias no Hospital Kapi’olani e em todo o Havaí. Ela fez parte da primeira geração de médicas nas ilhas, conquistando respeito em espaços onde as mulheres ainda lutavam para serem vistas e ouvidas. Mais tarde, continuou sua jornada como líder médica em comunidades rurais, dedicando sua vida a cuidar dos outros.

Sharon 'Doc' Bintliff
Graças a mulheres como Sharon, a cultura de remadoras de travessia floresceu. Foto: @officialnawahineokekai

Seja na canoa ou no hospital, ela viveu uma vida de serviço. Sua paixão pelo esporte perdurou por gerações, e ela continuou a competir na categoria Master anos mais tarde, um testamento de seu compromisso vitalício com a canoagem e com as pessoas que a cercavam.

Graças a mulheres como Sharon, a cultura de remadoras de travessia floresceu. Cada equipe feminina que larga hoje, rema na esteira que ela ajudou a criar.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe