Shell Va’a vence 1ª etapa da Hawaiki Nui Va’a 2023
Shell Va’a mostrou ontem na abertura da Hawaiki Nui Va’a 2023 que continua a ser a equipe de V6 a ser batida
Moloka’i Hoe, a competição de Va’a mais antiga do mundo, não será realizada em 2021.
A notícia do cancelamento da prova foi feita através de nota oficial da organização, publicada em suas mídias sociais.
A prova havaiana de travessia em canoas OC-6 seria realizada no mês de outubro. Contudo, ilha de Moloka’i, sede do evento, ainda está bastante vulnerável à pandemia de covid-19 e tem recursos médicos limitados.
Mesmo com a vacinação em estágio avançado nos EUA, os organizadores e autoridades havaianas entendem que a chegada repentina de centenas de remadores, vindos de várias partes do mundo, é um fator de risco muito alto para a ilha.
Este foi o mesmo motivo pelo qual a M2O, outra prova importante de travessia, também não será realizada esse ano.
Os organizadores, no entanto, prometeram uma edição de 2022 “maior e melhor” que as anteriores. A última edição do evento foi realizada em 2019, com a lendária Shell Va’a conquistando sua 12ª vitória no na Moloka’i Hoe.
Realizada desde 1952, a Moloka’i Hoe é a competição de va’a mais tradicional do mundo.
É também uma das mais desafiadoras. Ao longo de 41 milhas (cerca de 65 km) equipes remando em canoas OC-6 precisam lidar com as desafiadoras condições do canal de Kaiwi, que separa as ilhas de Moloka’i e Oahu, famoso pelas águas revoltas e fortes correntes.
Toda essa carga de desafio, somada à tradição, fazem com que a Moloka’i Hoe figure entre as provas mais cobiçadas do planeta, atraindo as melhores equipes de va’a do mundo.
Em 2015 a Samu conquistou a histórica 10ª colocação na prova. Até hoje o melhor resultado de uma equipe de va’a do Brasil na Molokai Hoe.
Veja a nota oficial sobre o cancelamento da Moloka’i Hoe AQUI.