Condição fraca de downwind adia o início da Tríplice Coroa
Durante meeting realizado nesta tarde em Cumbuco (CE) organização e atletas optam por adiar início da ... leia mais
Competição de downwind nas categorias SUP, Va’a e Surfski acontecerá no final do mês de agosto no litoral do Ceará
Os famosos “ventos havaianos” do Ceará prometem entrar mais fortes do que nunca no segundo semestre de 2019 e com isso o Molokabra, que ocorrerá entre 29 de agosto a 1 de setembro em Fortaleza (Ceará), começa a se projetar já em sua primeira edição como um evento que tem tudo para ser um grande sucesso.
Idealizada pelos diretores da Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE), a competição é aberta para os atletas do stand up paddle, canoa havaiana e surfski, além do kite surf.
Conhecido como a terra dos ventos, o estado do Ceará apresenta as melhores condições de downwind do Brasil, muito em função da sua posição geográfica, o que favorece um excelente direcionamento e condução dos equipamentos de SUP, va’a e surfski ao longo da costa cearense, entre os bumps oceânicos formados.
Não bastassem as excelentes condições naturais, o que inclui águas mornas, temperatura favorável e sol constante, o estado tem forte apelo turístico, com a cidade de Fortaleza constituindo um dos principais destinos do país, agregando uma eficiente rede hoteleira e excelentes serviços, além, claro, da conhecida hospitalidade da gente cearense.
Procurando levar a experiência adquirida com a realização dos eventos locais, o Diretor da ASUPCE Alexandre Nogueira visualiza o Molokabra como a oportunidade de levar para todo o Brasil a expertise vinda da organização dos circuitos cearense de stand up paddle race e wave nos anos de 2017 a 2019. Segundo o Diretor, dentre erros e acertos, esses anos foram de muito aprendizado e evolução da associação, que hoje congrega mais de 100 filiados ativos e mantém a regularidade dos circuitos, além da realização de diversos eventos promocionais com forte viés ecológico e ambiental, inclusão social e de portadores de deficiências.
Para o Presidente da entidade, Clylton Torquato, a organização não está focada na quantidade de atletas presentes no evento mas principalmente na qualidade com que os mesmos serão acolhidos no Ceará e também a valorização e o retorno aos competidores em termos de oferta de uma boa estrutura organizacional e logística. Para Torquato o atleta que virá fazer o Molokabra não está interessado apenas em ter um bom kit mas principalmente em vivenciar uma experiência de downwind que muito provavelmente ficará marcada para sempre e o papel da organização é oferecer plenas condições de segurança e apoio para que essa experiência seja memorável.
O Molokabra será composto de três provas, 5km, 15km e 30km, realizadas em dias seguidos. O ponto de partida será Fortaleza, na enseada do Mucuripe, e as chegadas das provas 2 e 3 serão no vizinho município de Caucaia, respectivamente nas praias de Iparana e na paradisíaca Cumbuco. Quem fizer as três estará participando do “Super Molokabra”, perfazendo um total de 50km de provas.
O Diretor Técnico Carlos Leite sugere aos atletas que possam chegar ao Ceará antes das datas das provas para já vivenciarem e treinarem na própria raia, ambientando-se com as condições locais. Segundo Carlos Leite, chegar no dia da prova diretamente para introduzir pranchas, canoas ou barcos na água não é o ideal pois, diferentemente das provas “convencionais”, há muitas peculiaridades envolvidas com o downwind, uma condição nem sempre reproduzível em outros estados, por isso a recomendação de se chegar antes da competição. Fora isso, prossegue o diretor, também é a oportunidade para os atletas conhecerem as diversas atrações turísticas de Fortaleza juntamente da família e amigos sem a “pressão” da competição ter iniciado.
Além das competições propriamente ditas, embaixadores nacionais ministrarão oficinas teórico-práticas para os atletas inscritos, mais uma inovação da organização e que visa qualificar os atletas participantes com orientações preciosas de grandes nomes nacionais das modalidades contempladas: Luiz Guida Animal (SUP), Dave Macknight (Va’a) e Bruno Machado (Surfski). Enquanto isso, os embaixadores locais Paulo Vasco, Creusa Checoni e José Filho, respectivamente do SUP, Va’a e Surfski, obterão imagens e vídeos dos bastidores dos treinamentos, repassando aos atletas de fora do Ceará todas as dicas de quem rotineiramente realiza os downwinds na raia da competição.
O Molokabra está inserido na programação de World Beach Sports Brazil (WBS), um multi evento esportivo relacionado à praia e que acontecerá em Fortaleza no período de 23 de agosto a 8 de setembro de 2019.
Informações sobre o regulamento geral da competição, lotes de inscrições, embaixadores, hospedagem e transportadora dos equipamentos acessa molokabra.com.br, as redes sociais do evento ou da ASUPCE.
O Molokabra é organizado pela Associação de Stand Up Paddle do Ceará e WBS, com parceria de projetos da Humanáuticos. Apoio: Iate Clube de Fortaleza. Apoio Institucional: Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza. Hotéis Oficiais: Hotel Vila Azul (Fortaleza) e Kitecabana (Cumbuco). Transportadora Oficial de Equipamentos: Sunset Transboards (SP).
CALENDÁRIO DE EVENTOS ALOHA SPIRIT CLUB
Saiba quando e onde irão rolar os eventos de Water Sports mais bacanas do Brasil acessando nosso Calendário de Eventos AQUI.