Green Islands dá a largada ao Paulista de SUP em grande estilo
Evento realizado no último sábado (11) em São Bernardo do Campo e válido como 1ª etapa do Paulista de ... leia mais
Uma prova de V1 na ilha Moorea abriu as competições da Te Aito 2023. Este ano, a competição passa a ser realizada em formato de festival, com diversas provas e diferentes modalidades aquáticas.
Homens remaram em uma distância de 19 km, enquanto as mulheres encararam 14 km em meio às cristalinas águas da Polinésia Francesa.
Em águas calmas e com pouco vento, Manutea Millon foi o grande campeão da disputa, concluindo o desafio com o tempo de 1:33:19, resistindo bem às investidas de Brice Punuataahitua, vice-campeão da prova (1:33:23) e Raihere Tevaearai, terceiro colocado, completando o pódio em 1:33:26.
“É muito positivo começar o Te Aito com uma vitória” , disse o campeão, Manutea Millon. “As condições eram difíceis, mar flat, fazia calor… A minha primeira estratégia foi gerir o meu esforço. Comecei bem e depois disse para mim mesmo: estou na frente e não vou largar. (…) Quer vença por um centímetro ou por um minuto, para mim é o mesmo porque a classificação geral é por pontos e não por tempo. Que vença o melhor, até sábado que vem!”, concluiu.
A chegada à praia de Ta’ahiamanu também viu Kevin Kouider e Steeve Teihotaata terminarem entre os 5 primeiros. Por fim, foi Georges Constaedt, 34ª na geral, foi quem venceu a categoria Master.
No feminino, vitória de Iloha Eychenne com o tempo de 1:20:26, seguida por Brenda Maoni (1:26:21) e Ranitea Mamatui (1:26:26) completando o pódio na terceira colocação.
Entre os homens, Robert Almemida e Claudio Brito foram os brasileiros melhor colocados na prova. Robert concluiu o desafio na 93ª colocação geral (86º na categoria Sênior) com o tempo de 1:41:13 e Claudio Brito na 195ª colocação geral (32º na categoria Master 40) com o tempo de 1:48:57.
No Feminino Overall, Dani Dilan foi a primeira brasileira a terminar a prova, cruzando a linha de chegada na 44ª colocação geral (7ª na categoria Sênior) com o tempo de 1:31:42, e Rie Nagasako (1:34:51) na 57ª colocação (5ª na categoria Master 40), foi a segunda melhor colocada do Brasil na prova.
A Te Aito Tahiti 2023 será realizada ao longo de sete dias de festividades em diversas regiões da Polinésia Francesa. Os dias dos sábados 3 e 10 de junho são dedicados exclusivamente às provas de V1, de forma a permitir aos atletas que assim o desejem participar no domingo em outras provas do programa: V6, Surfski, SUP, Prone Paddleboard, Va’a Holopuni, OC1, Dragon Boat.
O brasileiro Marcelo Bosi competirá no Surfski. A largada está prevista para às 9h do horário do Taiti. Para mais informações, siga: @teaitoevents.