Eco Pantanal Extremo reúne mais de 40 remadores de SUP Race
Com a participação de 41 remadores de SUP Race, Corumbá (MS) recebeu no último sábado (11) mais uma ... leia mais
Uma prova de V1 na ilha Moorea abriu as competições da Te Aito 2023. Este ano, a competição passa a ser realizada em formato de festival, com diversas provas e diferentes modalidades aquáticas.
Homens remaram em uma distância de 19 km, enquanto as mulheres encararam 14 km em meio às cristalinas águas da Polinésia Francesa.
Em águas calmas e com pouco vento, Manutea Millon foi o grande campeão da disputa, concluindo o desafio com o tempo de 1:33:19, resistindo bem às investidas de Brice Punuataahitua, vice-campeão da prova (1:33:23) e Raihere Tevaearai, terceiro colocado, completando o pódio em 1:33:26.
“É muito positivo começar o Te Aito com uma vitória” , disse o campeão, Manutea Millon. “As condições eram difíceis, mar flat, fazia calor… A minha primeira estratégia foi gerir o meu esforço. Comecei bem e depois disse para mim mesmo: estou na frente e não vou largar. (…) Quer vença por um centímetro ou por um minuto, para mim é o mesmo porque a classificação geral é por pontos e não por tempo. Que vença o melhor, até sábado que vem!”, concluiu.
A chegada à praia de Ta’ahiamanu também viu Kevin Kouider e Steeve Teihotaata terminarem entre os 5 primeiros. Por fim, foi Georges Constaedt, 34ª na geral, foi quem venceu a categoria Master.
No feminino, vitória de Iloha Eychenne com o tempo de 1:20:26, seguida por Brenda Maoni (1:26:21) e Ranitea Mamatui (1:26:26) completando o pódio na terceira colocação.
Entre os homens, Robert Almemida e Claudio Brito foram os brasileiros melhor colocados na prova. Robert concluiu o desafio na 93ª colocação geral (86º na categoria Sênior) com o tempo de 1:41:13 e Claudio Brito na 195ª colocação geral (32º na categoria Master 40) com o tempo de 1:48:57.
No Feminino Overall, Dani Dilan foi a primeira brasileira a terminar a prova, cruzando a linha de chegada na 44ª colocação geral (7ª na categoria Sênior) com o tempo de 1:31:42, e Rie Nagasako (1:34:51) na 57ª colocação (5ª na categoria Master 40), foi a segunda melhor colocada do Brasil na prova.
A Te Aito Tahiti 2023 será realizada ao longo de sete dias de festividades em diversas regiões da Polinésia Francesa. Os dias dos sábados 3 e 10 de junho são dedicados exclusivamente às provas de V1, de forma a permitir aos atletas que assim o desejem participar no domingo em outras provas do programa: V6, Surfski, SUP, Prone Paddleboard, Va’a Holopuni, OC1, Dragon Boat.
O brasileiro Marcelo Bosi competirá no Surfski. A largada está prevista para às 9h do horário do Taiti. Para mais informações, siga: @teaitoevents.