EDT Va’a faz seu primeiro pódio de 2022 no Taiti
EDT Va'a, uma das mais tradicionais equipes de va'a da Polinésia Francesa, vence a Copa do Meio Ambiente ... leia mais
No último final de semana, grandes nomes da V1 taitiana se reuniram para as disputas do Te ‘Aito Manihi, disputado no paradisíaco atol de Tuamotu, na Polinésia Francesa.
A competição, que contou com 121 competidores, foi organizada por Teraitua Hugon, presidente da Manihi Va’a, sob chancela da Federação Taitiana de Va’a, e contou com a participação da nata da modalidade: Steeve Teihotaata, Kevin Céran-Jérusalémy, Hotuiterai Poroi, Manutea Millon, Paia Tamaititahio, Kyle Taraufau, Tutearii Hoatua, entre outros, dividiram a raia ao longo de 24 km de prova de altíssimo nível.
A vitória, no entanto, ficou com Manutea Millon. O nativo de Mataiea venceu a disputa com o tempo de 1h36m40s, apenas 20 segundos à frente de Kevin Kouider, segundo colocado, e 25 segundos melhor do que Revi Thon Sing, que terminou no terceiro degrau do pódio.
Em uma prova de nível tão alto, qualquer falha pode ser fatal. Foi o caso de Kevin Céran-Jérusalémy e Steeve Teihotaata.
Os dois estavam entre os favoritos ao título, porém, cometeram pequenos erros ao longo do percurso e terminaram em sexto e sétimo, respectivamente, a quase dois minutos do vencedor.
Nas demais categorias, vitória de Vaimiti Maoni, entre as mulheres, seguida por Aurélie Laplane e Vehi Lanteires, respectivamente, em segundo e terceiro lugar. Le Calvic foi o campeão da Máster e Rony Tama venceu a Júnior.
.