São Sebastião recebe etapa Maratona da Copa São Paulo de Va’a
Copa São Paulo de Va'a será disputada nas modalidades OC6 e V3 Parava'a ao longo de um dos mais belos ... leia mais
Sendo um dos berços da canoagem polinésia no Brasil, era surpreende que os clubes de va’a de Santos (SP) ainda não tivessem criado uma associação para conduzir o esporte de forma organizada na cidade.
Esse lapso, contudo, foi corrigido em 20 de junho de 2020, com a fundação da Liga de Clubes de Va’a Santista.
A entidade, também chamada de Liga Va’a, é presidida pelo experiente Cauê Serra, e conta com a adesão da ampla maioria dos clubes da cidade.
Cauê explica que a Liga tem por missão difundir o va’a em Santos, promovendo a formalização, crescimento e desenvolvimento; representando e dando voz aos clubes e remadores da cidade.
Mesmo com as restrições e paralizações impostas pela pandemia de Covid-19, a Liga va’a tem trabalhado de forma intensa, sobretudo nos bastidores, junto aos órgãos municipais e também à classe empresarial da cidade, buscando apoio para a realização de projetos.
Além estimular e garantir a realização de competições, festivais e eventos na cidade, a Liga de Clubes de Va’a Santista também trabalha para fomentar as categorias de base, com foco nos remadores jovens.
Outro ponto importante ressaltado por Cauê é o trabalho que vêm sendo feita pela Liga para integrar cada vez mais a canoagem polinésia à rotina do santista resgatando e longa tradição que a cidade tem com os esportes náuticos.
Além disso, também estão sendo desenvolvidas ações que englobam educação, proteção do meio ambiente, diversidade e inclusão através da cultua do va’a.
Instagram @ligavaa