Aline Adisaka classificada para a final do SUP nos Jogos Pan-Americanos
Aline Adisaka dá show de SUP surf e disputará o ouro na finalíssima dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
Leme ao Pontal 2023, prova exclusiva para canoas V6 acontecerá no dia 24 de junho e será a segunda etapa do Copa Brasil de Va’a, o primeiro campeonato exclusivo para canoas V6 no Brasil, após o Aloha Spirit Festival Ilhabela, cuja competição de va’a abriu o circuito.
Segundo a Ecooutdoor Sports Business, empresa que atua desde 2008 neste segmento, não está sendo tarefa fácil fazer com que investidores do setor privado e público municipal, invistam neste campeonato, mas para que este projeto saia do “papel”, e para que equipes possam se programar melhor, sabendo qual prova irá realmente acontecer ou não, é necessário confirma-las imediatamente. Por este motivo, a organização do campeonato entrou em contato, com cada uma das prefeituras envolvidas e as que bateram o martelo são as que receberão o campeonato em 2023.
Portanto, calendário definitivo para 2023 da Copa Brasil de Va’a 2023 será o seguinte:
O desafio Leme ao Pontal tem uma representatividade muito importante dentro deste campeonato, afinal é uma raia de prova emblemática, que torna nobre o feito de qualquer atleta ou equipe, e é por isso que mesmo sem qualquer patrocínio ou apoio, a competição está confirmada e será realizada 100% com o valor das inscrições.
A Leme ao Pontal vem sendo realizada assim ao longo dos últimos anos, 100% com valores de inscrição, e é por isso que a organização busca deixar claro que se trata de uma prova sem qualquer estrutura, onde tudo acontece 100% na água, embora todos os anos haja uma tentativa de entregar um pós-evento onde haja minimamente uma confraternização e uma cerimônia de premiação.
Das inscrições deverão sair troféus, medalhas, camisetas, transmissão ao vivo e embarcações de apoio, o que já será bem difícil, pois a organização não acredita em um número superior a 20 canoas neste primeiro ano. Muitos clubes brasileiros ainda não possuem canoas V6, e nem todos os clubes que tem, competem com esse modelo.
Por ser transmissão com poucas canoas e apenas duas categorias, masculino e feminino, esta etapa servirá como laboratório para testar novos equipamentos, nova dinâmica de transmissão e o uso de GPS em cada canoa, equipamento conseguido por João Castro, idealizador e organizador da Copa Brasil de Va’a, junto ao mercado de prestadores de serviços em corridas de aventura, e o lançamento desta tecnologia será nesta prova.
No site da Copa Brasil de Va’a é possível acessar o ranking pós 1ª etapa realizada, e quem lidera no feminino é o time Tahoe, de São Paulo e no masculino a equipe Va’a Ilha Grande Anil, do Rio de Janeiro. A adesão feminina sempre foi baixa e existe a torcida para que isso se reverta agora com este novo formato exclusivo para canoas V6.
Nesse sentido, pelo menos uma nova equipe feminina já confirmou presença na Leme ao Pontal: Nós no Mar, que acabou de receber a sua V6 da Oviri Va’a, apoiadora do campeonato e canoa oficial da Copa Brasil de Va’a.
As inscrições abrem nesta quinta-feira (04) com valor de lote promocional e ficará assim por 10 dias (de 27 de abril a 6 de maio), valor R$1.500,00 por equipe, e após este período as inscrições custarão R$1.800,00 por equipe.
No regulamento, que deve ser lido na integra, antes de firmar a inscrição, vale ressaltar que cada equipe precisa ter seu barco de apoio ou de acompanhamento, e diferente do ano passado, quando toda a estrutura de água dependia da organização, exigir que as equipes levem seu próprio barco garante: Maior segurança e uma economia para que a organização possa investir na transmissão e logística, além da segurança.
A organização reforça que ler o regulamento é bastante importante para que fique claro o que será entregue ao competidor. A Copa Brasil de Va’a é uma construção de todos, com potencial para se tornar uma referência de circuito, mas para nascer, crescer e se fortalecer, precisa muito das equipes junto com a organização.