Kirymurê é ‘Fita Azul’ do Desafio Salvador – Morro de São Paulo 2022

Compartilhe
Desafio Salvador - Morro de São Paulo
E o título ficou em casa: Kirymurê Outrigger de Salvador (BA) foi a grande campeã do Desafio Salvador – Morro de São Paulo 2022. Foto: @joaofotosnomar

A equipe de OC-6 do clube Kirymurê Outrigger de Salvador (BA) foi a grande campeã do Desafio Salvador – Morro de São Paulo 2022.

A competição foi realizada no último sábado (19) e contou com a participação de mais de 200 competidores, distribuídos nas modalidades V1, V1R, V2R, V3, OC6, V6, Surfski simples e Surfski duplo. Os competidores largaram às 7h em frente ao Yacht Clube da Bahia, rumo à Praia da Gamboa do Morro.

Mais longa prova sem revezamento do Brasil, a quinta edição do Desafio Salvador – Morro de São Paulo foi mais uma vez uma prova bastante dura, sobretudo por conta do forte calor do verão baiano.

Vídeo do Desafio Salvador – Morro de São Paulo 2022 > AQUI.

No entanto, este ano, em algumas partes do trajeto, a presença de ondulações em sentido diagonal à costa permitiu um pouco de downwind. Porém, após o km 30, uma corrente contrária, que foi se intensificado à medida que os competidores se aproximavam de Morro de São Paulo, lembrou a todos que esta é, de fato, uma prova dura.

Levando a “Fita Azul”, Kirymurê completou os 60 km do desafio com o tempo de 05:46:05. Na segunda colocação geral, o surfski pilotado por Luciano Ponce e Carmem Lucia, dupla +50, mostrou o valor da experiência, dando show ao cruzar a linha de chegada em 05:56:43 de prova.

Em terceiro lugar geral, Washington Igor Santos Cruz foi também o primeiro remador individual a chegar. Remando de surfski, o sergipano concluiu o desafio em 06:21:30.

Remando de OC-2, Marina Penteado / Larissa Oliveira foram as primeiras mulheres a finalizar a prova em 06:45:27.

A dupla, formada por uma remadora baiana e outra paraense sinaliza também a franca evolução do va’a na região Norte do país.

Prova disso foi a colocação da equipe Canoa Paidegua, de Belém (PA), vice-campeã da OC-6 Masculino Open com o tempo de 06:34:38.

Entre as divisões por categorias, Marcelo Pompeu / Rubens Pompeu venceram no surfski duplo Masculino (06:28:58), Rogério Mendes foi o primeiro na OC1 Masculino (06:31:24), Claudio Brito, o campeão da V1 Masculino (06:33:22), Danilo Alves / Jailson Silva venceram a OC2 Masculino (06:53:09), Igarapé venceu a V6 Open (07:33:50 ), enquanto o tradicional clube Nativos de Salvador ficou com título da OC-6 Mista (06:37:20).

Vanessa Alvares de Castro Rocha foi a primeira mulher a concluir a prova no individual. Remando de OC1, a baiana chegou em Morro de São Paulo com o tempo de 07:21:50, enquanto Cinthya Danielle F. Guedes Cunha foi a campeã da V1 Feminino (07:27:57).

Os resultados gerais, de todos os competidores, divididos por idades, categoria e modalidade, podem ser conferidos abaixo.

Resultados Desafio Salvador – Morro de São Paulo 2022

O desafio é realizado pelo Yacht Clube da Bahia, com apoio da Prefeitura Municipal de Cairu. 

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe