APP divulga calendário do circuito mundial de SUP Race em 2022
Em comunicado oficial, a APP World Tour divulgou quais serão as datas do circuito mundial de SUP Race em 2022
No último sábado, 01 de maio, a ilha do Taiti, na Polinésia Francesa foi palco da segunda etapa do circuito Te Toa no Faa’a.
A competição é organizada por quatro clubes de Papeete (Team Faa’a Va’a, O Hiva Nui, Equipe VIP e Tefana Va’a). Nesta segunda etapa os competidores remaram por um percurso de 22 km entre Vaitupa, Papeete e Taapuna.
A primeira etapa, realizada no dia 10 de abril havia reunido cerca de quarenta remadores. No sábado, porém, 74 inscritos na categoria sênior masculina, a categoria rainha marcaram presença nas águas do Taiti.
Vencedor da primeira etapa, Kevin Kouider, membro da equipe Pirae Va’a, estava inspirado e venceu novamente a disputa, disputando a linha de chegada em Vaitupa contra Charles Teinauri, da Shell Va’a, e Kyle Taraufau, da Air Tahiti Va’a.
O percurso de 22km foi semelhante ao da etapa anterior: saída no ponto de Vaitupa, seguindo em direção ao desfiladeiro de Papeete para então remar em mar aberto antes de iniciar uma subida até o desfiladeiro de Taapuna, e avançar finalmente para a linha de chegada em Vaitupa.
Kevin Kouider, que é irmão mais novo de Steeve Teihotaata, ausente da corrida de sábado, mostrou muita conexão com o percurso.
Ele, no entanto, teve bastante trabalho para resistir às investidas de Revi Thong Sing e Raihere Tevaearai, mas conseguiu segurar sua posição vencendo com o tempo de 1h47’55.
Outra curiosidade dessa prova foi o fato de que nenhum remador ligado ao clube Shell Va’a venceu dessa vez, ainda que na categoria Open, eles se mantiveram entre os Top 10 da prova. Certamente um excelente resultado, mas distante da impressionante participação da Mara Are Race, quando dominaram as seis primeiras colocações da prova.
Outro destaque, em especial para os brasileiros, foi a quarta colocação de Rete Ebb, que em 2018 visitou o Brasil para ministrar uma clínica na Rio Va’a.
Nas demais categorias, Marguerite Temaiana, intocável entre as mulheres desde o início da temporada, voltou a vencer. E nos juniores, Tauhere Pirato, também conquistou seu segundo sucesso do ano.