Justiça seja feita ao 1° Festival de Remada da Baixada Santista
Resgatamos a história daquela que foi a primeira competição de stand up paddle do Brasil e ... leia mais
Clubes de São Pedro da Aldeia (RJ) juntaram forças para realizar uma competição de va’a com o objetivo de fortalecer a união: os Jogos Cooperativistas.
O evento, realizado no último dia 12 de novembro, contou com a participação dos clubes Hoku Va’a, Good Va’aibes e Kauhale Va’a.
O formato dos Jogos Cooperativistas é de uma competição, porém cada canoa OC6 deve ser ocupada por dois remadores de cada clube participante.
Sendo assim, os campeões serão formados através da união de vários clubes cujos representantes estão na mesma canoa.
Segundo explica o idealizador do evento, Marcio Estrela, da Hoku Va’a, os competidores foram escolhidos por sorteio para qualquer tipo de preparação prévia. A ideia é promover a união, um dos valores mais caros ao va’a.
Outro ponto em relação a esse formato é o de dar oportunidade a novatos de remarem ao lado de competidores experientes. O organizador explica que os Jogos Cooperativistas buscam tirar o foco da pressão por resultados e estimular a confraternização entre os participantes.
“Comecei como brincadeira com alunos do meu clube na remada Rosa, amigos de outros clubes aderiram à ideia e largaram quatro canoas. Todos se divertiram muito e já perguntando quando será o próximo. Já tem outros clubes querendo participar de uma próxima edição e acredito que o espírito va’a se coloca presente nesses momentos”, comenta Marcio Estrela.
A próxima edição dos Jogos Cooperativistas ainda não tem data marcada, mas, a julgar pela empolgação e entusiasmo dos participantes, esse evento veio para ficar.