Resultados oficiais do desafio Leme ao Pontal
Resultados oficiais de todas as categorias em disputa do Desafio Leme ao Pontal, realizado no último ... leia mais
Terceiro colocado em 2021, Hititua Taerea, 26 anos, conquistou seu primeiro título da Te Aito, a maior prova de V1 do mundo, encerrada no último sábado (25), na Polinésia Francesa.
Foi uma disputa épica, em que, mais uma vez, estavam lá os maiores nomes da V1 mundial: Steeve Teihotaata, Kevin Céran-Jérusalémy, Manutea Millon, Revi Thon Sing, Tupuria King, Tutearii Hoatua, Hotuiterai Poroi e todos os remadores da Shell Va’a Shellians.
Hititua Taerea completou a prova de 28 km entre Taaone, Papeete, Arue e Mahina em pouco mais de 2 horas e 10 minutos de esforço. Taerea ficou cerca de 40 segundos à frente de Steeve Teihotaata, e de Narai Atger que completou o pódio na terceira colocação.
Foi uma vitória incontestável. Já bem colocado no pelotão de elite, composto por Revi Thon Sing, Narai Atger, Manutea Millon, Steeve Teihotaata, Charles Teinauri, Hotuiterai Poroi e Tutearii Hoatua, Taerea se manteve entre os líderes durante a primeira hora de corrida, que tinha então, Narai Atger, remador da Shell Va’a, na primeira posição.
Nesta fase, os remadores enfrentaram o vento, a chuva e ondulações de frente. Na altura de Arue, quando as ondulações passaram a facilitar o downwind, Hititua Taerea assumiu a liderança mantendo a sua posição até a chegada em Taaone.
“A estratégia foi largar bem e me manter entre os líderes durante o trajeto que remaríamos contra o vento e depois, no retorno, aproveitar as condições favoráveis. Na hora do surfe, o ‘Senhor’ me colocou nas ondas certas”, contou o campeão na entrevista pós evento.
Alguns segundos atrás dele vinham Narai Atger, Revi Thon Sing, Charles Teinauri e Steeve Teihotaata.
Com agora mais de 50 metros à frente dos seus adversários, Hititua Taerea só teve de administrar sua posição até a praia de Aorai Tini Hau. E finalmente após 2h10’19, o remador de Tautira cruzou a linha de chegada na liderança para conquistar seu primeiro Te ‘Aito.
Um momento especial na história da maior prova de V1 do mundo, pois, desde 2013 e a vitória de Rete Ebb, todos os Te ‘Aito foram vencidos por Steeve Teihotaata (2018 e 2021) ou por Kevin Céran-Jérusalémy (de 2014 a 2017, 2019) – que este ano ficou longe da luta pelo primeiro lugar este ano.
Steeve Teihotaata, por sua vez, fez uma boa descida em direção a Taaone para, assim, garantir a chegada, este ano, um segundo lugar.
“Treino todos os dias com Hititua em Pirae. Então, sabia que o título ficaria comigo ou com ele este ano“, disse o remador de Bora Bora. E o pódio desta 34ª edição foi, portanto, completado pelo ‘Shellien’, Narai Atger.
Agora, daqui a um mês, os 100 primeiros colocados na prova se encontrarão novamente no Taiti para as disputas do Super ‘Aito, em 23 de julho.