Brasileiros têm bom desempenho, mas ficam sem medalha na Longa Distância
Em dia intenso, brasileiros têm bom desempenho, mas ficam sem medalha nas provas de Longa Distância do ... leia mais
Uma das competições V6 mais importantes do mundo, a Hawaiki Nui Va’a, dará a largada a sua 30ª edição a partir desta quarta-feira, 01 de novembro, com sua épica conclusão na sexta-feira, dia 03.
A competição, realizada na Polinésia Francesa, se desenrola ao longo de três dias consecutivos. As equipes da categoria Sênior (equivalente à Open no Brasil) remam por entre as ilhas que compõe o arquipélago polinésio somando cerca de 129 km de prova.
Este ano, a disputa terá seu início de Huahine até Raiatea (44,5 km), no dia 01 de novembro. No dia seguinte, eles partirão de Raiatea rumo a Tahaa (26 km); e, finalmente, de Tahaa a Bora Bora (58,2 km), em 03 de novembro para a consagração final.
Além da extenuante competição entre ilhas na categoria Sênior, é possível competir a Hawaiki Nui por meio de categorias amadoras e por idade, que participam em um único dia da prova. Haverá, ainda uma prova aberta às categorias de base no dia 04, em Bora Bora, encerrando oficialmente o evento. Segundo os organizadores, a prova recebeu um número recorde de inscritos este ano.
Em 2022, a Shell Va’a conquistou seu terceiro título consecutivo da Hawaiki Nui Va’a, mesmo sendo derrotada pela Air Tahiti na última etapa. Este ano, a pressão sobre a lendária equipe da V6 amarela está maior ainda e são aguardados confrontos épicos nas águas taitianas.
BRASILEIROS – Três brasileiros estão confirmados entre os remadores que participarão da Hawaiki Nui va’a 2023: Igor Lourenço Oliveira, Julia Couto e Robert Almeida Dias.
Igor participa do desafio competindo na equipe Heelani, formada por remadores taitianos, assim como Julia Couto, que competirá na equipe feminina da Pirae Va’a e Robert, convidado por Kevin CJ para integrar a equipe Huahine, apontada como uma das mais fortes este ano.
Passando uma longa temporada no Taiti, Robert foi convidado por Kevin para se juntar à equipe que representa a ilha de Huahine na competição. A entrada do brasileiro em um time que figura entre os melhores da Polinésia Francesa já é, por si, um fato histórico para a va’a brasileira.
Acompanhe nossas próximas atualizações sobre a Hawaiki Nui Va’a 2023 e fique por dentro das novidades dessa super competição de canoa polinésia.