ISA ganha na justiça do esporte o direito de levar o SUP às Olimpíadas
Após uma longa batalha contra a ICF, que teve início em 2018, o Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS) ... leia mais
O comitê organizador da lendária prova taitiana de va’a, Hawaiki Nui, confirmou, nesta semana, que a competição será realizada nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2020.
Após o cancelamento das também taitianas Te Aito & Super Aito, em decorrência da pandemia mundial de Covid-19, havia um grande receio de que a Hawaiki Nui 2020 também seria cancelada.
No entanto, com a curva de contágio entrando em declínio na Polinésia, a federação taitiana de va’a reabriu, em 11 de maio, seus centros de treinamento através de um protocolo de segurança com regras de distanciamento para evitar o risco de contágio.
Com isso, havia forte expectativa sobre a confirmação da Hawaiki Nui para o mês de outubro que felizmente foi concretizada em comunicado enviado por Elise Maamatuaiahutapu, líder do comitê organizador da prova.
Ao longo de três dias consecutivos de uma competição intensa, as equipes da categoria Open (Sênior) remam por entre as ilhas que compõe a Polinésia somando cerca de 129 km de prova.
Este ano, a disputa terá seu início de Huahine até Raiatea (44,5 km), no dia 28 de outubro. No dia seguinte, eles partirão de Raiatea rumo a Tahaa (26 km); e, finalmente, de Tahaa a Bora Bora (58,2 km), em 30 de outubro para a consagração final.
Em 2019 a super equipe Shell Va’a levantou o caneco pela oitava vez. Quem vencerá a Hawaiki Nui em 2020?