Gestão de Clubes | E Komo Mai – Sejam Bem-Vindos

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gestão de clubes de canoa
Mais do que um trabalho, ter um clube de canoa polinésia é uma opção por estilo de vida, mas que requer responsabilidade e planejamento. Foto: Reprodução / Kanaloa Va’a

Caros leitores, esta será uma coluna em minissérie, com início, meio e fim, além de capítulos pré-definidos, para que vocês possam revisitar com mais facilidade cada assunto. Sim, teremos um índice que será divulgado nas próximas semanas, à medida em que os textos forem postados!

A ideia de escrever a coluna surgiu quando o Luciano, diretor de conteúdo da plataforma Aloha Spirit Mídia, mandou um Whatsapp perguntando sobre os softwares que utilizamos na gestão da Kanaloa, pois estavam surgindo alguns no mercado voltados para o nosso esporte e ele queria escrever uma matéria a respeito.

Como um software é apenas uma ferramenta das muitas necessárias para uma boa gestão, e que por trás de todo software é necessário o trabalho dedicado e bem organizado de pessoas, sugeri que ele me ligasse para contar como fazemos na Kanaloa e como o nosso trabalho havia se transformado em uma metodologia com uso de software para prestar serviço a outros clubes, sob uma nova marca, a Va’a Connect.

Nesta série de artigos trarei temas que são amplamente discutidos em atividades que envolvam ensino, seja uma escola, uma universidade ou prestadores de serviços de atividade física, como academias e clubes de canoa, com o acréscimo dos meus pontos de vista e adaptados a peculiar realidade do nosso esporte no Brasil.

Serão dois textos introdutórios, o primeiro para dar o tom da conversa e o segundo, onde nos apresentamos e contextualizamos o que virá em seguida: aproximadamente 12 capítulos com as nossas perspectivas sobre temas que podem não só melhorar os resultados do seu clube, mas principalmente melhorar a sua qualidade de vida.

Notem que os capítulos estão inter-relacionados e os assuntos acabam invadindo os espaços uns dos outros, mas ficará tudo bem.

Tratando-se de um projeto em andamento, pode ser também que alguns capítulos deem lugar a outros e que o índice sofra algumas alterações, mas em linhas gerais, todos os assuntos mencionados e mais coisas que surjam, serão abordados.

Capítulo I – Encare a realidade

gestão de clubes de canoa
Ao contrário do que pensa a maioria, um clube de canoa, quase nunca é um negócio“. Foto: Reprodução / Kanaloa Va’a

Preciso começar com algumas considerações e deixando aqui um texto introdutório cuja leitura recomendo antes de cada próximo artigo. 

Compartilharei reflexões e maneiras de pensar que me ajudaram a compreender o negócio “Clube de Canoa Havaiana” e a navegar com mais eficiência por suas recompensas e armadilhas.

Será a primeira coluna do Aloha Spirit Mídia, voltada para os sócios e instrutores de clubes mas, que se também for lida por alunos, remadores e entusiastas, trará novas perspectivas e um olhar mais solidário para os desafios de empreender em um segmento tão desafiador.

Para começar, quero confrontar algumas distorções, alguns enganos muito comuns e que estão relacionados com as expectativas e crenças, versus a realidade.
Em primeiro lugar, ao contrário do que pensa a maioria, um clube de canoa, quase nunca é um negócio – é apenas um emprego que o dono das canoas dá a si mesmo ou, quando muito um lifestyle business* onde o dono faz tudo sozinho.

*”Lifestyle business” é um negócio criado e administrado por seus fundadores principalmente com o objetivo de sustentar um nível específico de renda e não mais; ou fornecer uma base para desfrutar de um estilo de vida específico.” fonte: Wikipedia.

Por maior e mais bem-sucedido que um clube se torne, continua sendo um negócio pequeno que pagará um salário baixo ou mediano a no máximo dois sócios, sem sobrar recursos para contratar e delegar funções, quanto mais para recuperar o investimento, reinvestir e pensar em expandir.

“As armadilhas não são poucas e ficamos presos a elas sem muitas vezes darmo-nos conta”.

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A ideia de passar mais tempo remando, recebendo para isso e proporcionando saúde e qualidade de vida para as pessoas parece muito boa. O problema é que em pouco tempo, os donos de clubes estão sacrificando a própria qualidade de vida em função dos alunos“. Foto: Reprodução / Kanaloa

Há o canto da sereia, de trabalhar apenas duas a três horas por dia, dando aula de canoa e ganhando para fazer algo que a gente pagaria pra fazer. Criamos o clube, mal sabendo o trabalho árduo que teremos, por menor que ele seja!  

No mínimo passamos o dia inteiro respondendo mensagens de alunos e prospects e organizando as listas das aulas do dia seguinte. Isso toma tanto o nosso tempo que deixamos de fazer uma série de outras coisas que são importantes para transformar o clube em um bom negócio.

Amamos a Canoa e estar na água. A ideia de passar mais tempo remando, recebendo para isso e proporcionando saúde e qualidade de vida para as pessoas parece muito boa. 

O problema é que em pouco tempo, os donos de clubes estão sacrificando a própria qualidade de vida em função dos alunos, presos a uma roda viva da qual não fazem a menor ideia de como sair. Nos sobrecarregamos, envaidecidos pela ilusão de um aparente sucesso, pagando altos preços ao custo de uma carga injustificável de trabalho e sacrifício, a qual só nos sujeitamos sem perceber com clareza a realidade, por estar relacionada com algo que amamos fazer.

Também são poucos os horários com realmente muita demanda e é enorme a dificuldade de criar novas turmas. Em quase todos os clubes, as turmas mais disputadas estariam lotadas mesmo que houvesse o dobro de canoas, enquanto que no restante do dia é uma luta conseguir alunos e não vale a pena o investimento de tempo, esforço e dinheiro para tentar.

Comprar mais canoas para os horários mais concorridos é um enorme desafio e raramente compensa. Muito melhor seria ter mais horários cheios com as canoas existentes e acabamos ficando divididos entre o desejo e a insegurança de crescer.

É reinante a mentalidade de escassez, ou seja, tomar decisões a partir do medo de perder e da dificuldade de conquistar novos alunos, sendo a consequência cobrar menos do que deveria e gastar muito tempo nas redes sociais e whatsapp prestando um atendimento prolixo para os potenciais futuros remadores.

“Novo igual”

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Muita gente só pode remar aos sábados e adoraria poder contratar um plano para remar uma vez na semana, porém, muitas vezes não existem canoas disponíveis por causa dos treinos de ‘longão’. Foto: Reprodução/ Kanaloa Va’a

Para diferenciarem-se dos “concorrentes” os clubes acabam criando um “novo igual”, novamente às custas do próprio clube, por exemplo: Longão de sábado sem cobrar e deixando de ter 3 a 4 turmas de alunos pagantes, num dia que certamente teria turmas cheias. Muita gente só pode remar aos sábados por exemplo e adoraria poder contratar um plano para remar uma vez na semana.

Recentemente, falando com clubes por todo o Brasil, em razão do Va’a Connect, estou descobrindo que a maioria sequer cobra a aula experimental, como se experimental e gratuito fossem sinônimos e mal sabem de quanto dinheiro estão abrindo mão diariamente. 

Esse assunto das aulas experimentais voltará com força no artigo em que falarei de marketing digital e retorno de investimento. 

Um clube de canoa, seja ele um hobby, um complemento de renda ou um pequeno negócio, sejam quais forem os seus objetivos e o tamanho da sua ambição, precisa parar de pé.

Ser economicamente viável é o único caminho para que o interesse e o entusiasmo de tocar um clube siga firme e forte, crescendo de forma sustentável, gerando oportunidades e prosperidade. 

O valor justo, pago pelo cliente é a única validação relevante para corroborar a qualidade do seu produto e serviço. Pensar diferente é um delírio.

Mesmo nos casos em que os sócios não dependam financeiramente do clube, possuam outros trabalhos, ou sejam aposentados, devem cobrar corretamente pelas aulas e passeios em respeito e consideração aos tantos outros clubes que são o sustento de tantas outras famílias.

E não é porque é um negócio pequeno e cheio de limitações que as melhores práticas do mundo corporativo não se aplicam – ao contrário, é justamente quando processos, gestão, estratégia e criatividade são mais necessários.

Se dentro da água somos responsáveis pela qualidade dos serviços prestados e pela segurança dos nossos alunos e clientes, é do trabalho feito fora d’água que a vida e o sucesso de um clube de canoa depende.

Pá na água e foco na gestão!

Até a próxima semana!

Antonio Gonzaga – vaaconnect.com.br / kanaloavaa.com.br

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