
Ilha de Itaparica inaugura primeiro clube de canoa polinésia
Ilha de Itaparica (BA) inaugura primeiro clube de canoa polinésia, Mar da Ilha, com cerimônia de batismo ... leia mais
Fábio recebeu o título durante solenidade realizada na Câmara Municipal de Santos. Foto: Reprodução
Precursor do va’a e um dos maiores nomes da canoagem brasileira, Fábio Paiva foi homenageado na noite de sexta-feira (31), durante solenidade realizada na Câmara Municipal, com o título de Cidadão Emérito de Santos.
Deputado estadual e ex prefeito de Santos, João Paulo Papa prestou homenagem ao remador. Foto: Reprodução
Familiares, amigos, alunos e admiradores do canoísta marcaram presença para prestigiar a devida homenagem feita pelos gestores municipais da cidade a quem tanto faz em prol da canoagem polinésia.
Paiva é um dos maiores campeões da canoagem brasileira de todos os tempos e ajudou a trazer ao Brasil nossa primeira canoa polinésia, importada dos Estados Unidos e batizada de Lanakila. O agora “emérito cidadão de Santos” é indiscutivelmente um dos maiores e mais importantes fomentadores do va’a nacional, atuando em várias frentes, desde a criação do histórico clube Canoa Brasil, a provas consagradas como a Volta a Ilha de Santo Amaro, que em 2018 realizou sua 15ª edição, bem como através de suas atividades como empresário à frente da Opium Fiberglass, que produz canoas e pranchas de vários tamanhos e finalidades.
Ao receber a honraria, Fábio Paiva fez questão agradecer e recordar nomes que o ajudaram na missão de fomentar a prática da canoagem em Santos e também em todo Brasil.
Esta homenagem é também uma conquista da canoagem polinésia brasileira.