Expedição Caminho das Águas repetirá rota do Brasil Colônia

Compartilhe
Expedição Caminho das Águas
Os remadores repetirão rota utilizada por indígenas, mercenários e piratas no tempo do Brasil Colônia, ao longo da paradisíaca costa do litoral norte de SP. Foto: Reprodução

Nessa sexta-feira (03) um grupo de remadores da equipe Noname Water Sports, dará início à expedição de va’a Caminho das Águas 2023.

A proposta é percorrer remando de OC6 a costa do litoral norte de São Paulo, refazendo o caminho de antigos exploradores na época do Brasil Colônia.

Veja também > Projeto Vou de Canoa inicia expedição pelo litoral do RJ

A expedição Caminho das Águas irá integrar histórica, gastronômica e ecológica, replicando a viagem que o explorador britânico Captain Richard Burton fez de canoa de-voga em 1866, baseada no livro “Duas Viagens ao Brasil”, de Hans Staden.

O mercenário alemão Hans Staden foi prisioneiro dos Tupinambás por nove meses e escapou de ser devorado conseguindo assim regressar à Europa, onde publicou a primeira descrição do litoral norte de São Paulo, seus povos, costumes e lutas, em 1577.

Expedição Caminho das Águas
Trajeto a ser percorrido ao longo dos três dias de expedição. Foto: Reprodução

De Santos até São Sebastião, os remadores da Noname pretendem rever os lugares descritos por Burton e Staden, testar forças com a natureza bruta e criar memórias das culturas, comidas e paisagens da nossa Costa Atlântica.

Para a segurança e conforto uma equipe de terra vai antecipar a canoa nas etapas e carregar equipamento não necessário durante a navegação.

A expedição será feita em três partes: a primeira, nessa sexta-feira (03), de Santos a Bertioga (33 km). No dia seguinte, sábado, Bertioga a Barra do Una (44 km) e, concluindo a expedição, mais 45 km de Barra do Una a São Sebastião, no domingo, totalizando 120 km.

A equipe Noname que realizará a expedição Caminho das Águas, reúne remadores veteranos e a da nova geração. Ela é formada por Soren Knudsen (60+), Pedro Console de Moura Ribeiro (30+), Carlos Augusto Oliveira Nunes (60+), Adriano Brusasco Pini (30+), Caio Mariani (30+) e Klaus Monteiro de Souza (50+). Boa sorte, bravos remadores! Imua!

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe