CBVA’A elege nova diretoria frente a desafios e oportunidades
CBVA'A oficializa nova diretoria para a gestão 2024 frente a desafios e oportunidades para o ... leia mais
Um grupo de estudantes do Ensino Fundamental em Tempo Ampliado da Escola Municipal Profª Augusta Glück Ribas, em Curitiba (PR), teve uma experiência diferente em sua aula de Educação Física. Eles foram até o Parque Passaúna para uma aula de campo com canoas havaianas.
A professora de Educação Física Laryssa Daniel explicou que a ideia era proporcionar aos alunos uma vivência com esportes aquáticos, tendo em vista o tema trabalhado, que foi a água. “Então, como meu conteúdo é o movimento, optamos por esportes aquáticos“, disse a professora.
Embora essa atividade não seja obrigatória, ela está inserida como uma possibilidade dentro do currículo. Na oficina sobre esportes aquáticos nas práticas do movimento, os estudantes tiveram um breve resumo da história da canoa havaiana e de suas características, assistiram a vídeos e debateram as características da modalidade.
A proposta de aula de campo permitiu que eles relacionassem atividade física à saúde e às questões ambientais, explicou a professora. Participaram estudantes de 9 a 12 anos e eles fizeram um percurso de aproximadamente 400 metros, todos remando em canoas havaianas.
A ampliação do atendimento escolar integral abre a possibilidade de diversas práticas e atividades com os estudantes, com base no currículo. A rede municipal está aumentando a oferta do tempo ampliado na escola desde 2017. Até o final deste ano, 156 unidades devem ter essa opção, com pelo menos parte das turmas com integral ou atividades nas Unidades de Educação Integral (UEIs) próximas.
O ensino integral permite que o estudante permaneça com até 9h de atividades na escola e garante acesso a práticas de movimento, ciência e tecnologia, matemática, Língua Portuguesa, entre outras. A alimentação escolar também é adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade.
“Hoje são atendidos cerca de 55 mil estudantes em período integral, em turmas da educação infantil e do ensino fundamental. Em 2017, eram atendidos 42 mil“, pontua a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. O aumento da oferta é feito de maneira gradativa e depende da estrutura das unidades e da demanda da comunidade.
Fonte: Prefeitura de Curitiba