Veterano de guerra desaparece durante travessia de OC1 na Flórida
Eiffel Gilyana, veterano de guerra desapareceu durante travessia de OC1 que realizava na Flórida (EUA) na ... leia mais
A “Escolinha Municipal de Va’a de Ubatuba”, pioneira no Brasil, teve sua inauguração oficial em março de 2019.
Porém, o projeto nasceu em 2017, através da iniciativa do profissional de Educação Física, Lucas Miom que na época, atuava na Escolinha Municipal de Surf e convidou alguns alunos para experimentar o Va’a.
Desde 2016, paralelamente ao trabalho na prefeitura, Lucas conduz o clube de canoa polinésia Ubatuba Hoe.
Nesses primeiros anos de atividade, mais de 50 jovens foram atendidos gratuitamente, enxergando o esporte como uma potente ferramenta de transformação social.
Disciplina, respeito ao próximo e cooperatividade são alguns valores que a prática esportiva pode trazer para o ser humano.
Com essa visão, a Escolinha Municipal de Va’a tem a missão de fortalecer a canoagem polinésia brasileira através do fomento das categorias de base.
A alavancada no projeto se deu quando a Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba decidiu abraçar a causa e destinou a carga horária do professor de forma integral para esse trabalho e ele, por sua vez, disponibilizou todo material necessário para viabilizar as aulas.
O projeto hoje tem vagas abertas e atende jovens de 10 a 15 anos para turma de nível iniciante/intermediário e de 13 a 18 anos para turma de competição (novidade em 2020).
Além disso, em 2018 e 2019, a Prefeitura de Ubatuba facilitou a participação da equipe nos campeonatos, providenciando transporte para os atletas, que fizeram bonito e conquistaram excelentes resultados no Circuito Paulista (bicampeões invictos) e também no Brasileiro de Va’a, na categoria Jr16.
A perspectiva para 2020 é dobrar o número de atendimentos, formalizar o projeto através da criação do Instituto Caiçara do Futuro, além de continuar a participar dos principais eventos da modalidade.
Para isso, a equipe conta com apoio da Prefeitura e comércio local, além de esforços dos pais dos atletas.
Além da participação no Brasileiro e no Paulista, a equipe da Escolinha Municipal de Va’a de Ubatuba irá participar das quatro etapas do Aloha Spirit Festival, como forma de ambientar a garotada em um festival esportivo de grandes proporções.
Todas essas participações têm como objetivo final o grande desafio do time, que será participar do Campeonato Mundial de Velocidade que acontecerá em Hilo, no Havaí, em agosto.
Seis atletas se classificaram na categoria Clubes – Junior 16 Masculino) e três atletas representarão o Brasil na modalidade Elite individual (Junior 16 Feminino e Masculino).
Além da intensa preparação até lá, eles também precisam viabilizar recursos para cobrir os altos gastos com inscrição, transporte, hospedagem e alimentação.
Empresários e pessoas que se identificam com o projeto, que possam facilitar a realização desse sonho, podem contatar o professor Lucas através dos seguintes contatos:
E-mail ubatubahoe@gmail.com.
Celular (12) 99252-6403.