VAA RJ consagra novo recorde nacional
A história se fez em Niterói (RJ) com a realização da VAA RJ, agora oficialmente registrada como a maior ... leia mais
Nesta semana a Confederação Brasileira de Va’a – CBVA’A está dando início à implementação de um Sistema de Gestão Esportiva (SGE) que trará uma série de vantagens administrativas para clubes, atletas e a própria confederação.
O mesmo SGE já é utilizado com grande sucesso por outras confederações brasileiras, como a de Natação, Taekwondo, Canoagem, entre outras entidades esportivas nacionais.
Para entender melhor sobre as funcionalidades do sistema, que poderá ser utilizado tanto por atletas, quanto por clubes, entramos em contato com Manuel Gil Rey Rojo, um dos responsáveis pelo projeto, que, juntamente com a Secretaria da CBVA’A nos concedeu a seguinte entrevista:
A finalidade do Sistema de Gestão Esportiva é profissionalizar a administração da Confederação Brasileira de Va’a e gerar uma base de dados para que a confederação possa efetuar planejamentos estratégicos, preparar ações e tudo o que for necessário fazer para o esporte.
A vantagem desse sistema é que servirá também para entidades como: federações, clubes oficiais, núcleos de canoagem (base), atletas e praticantes individuais de va’a (que não competem), possam se cadastrar e se beneficiar de uma série de vantagens que a plataforma proporcionará, como por exemplo clube de vantagens, que terá possivelmente “cash back”, descontos em plano de saúde, seguros, etc.
Com isso, tanto as federações, como os clubes, poderão ter uma gestão profissionalizada dos seus trabalhos, com os documentos de seus atletas e uma série de informações inseridas no sistema, que facilitarão essas entidades a gerir o esporte de maneira estadual, municipal ou individual, sendo essa a grande finalidade do SGE da CBVA’A.
Outra vantagem é facilitar o mapeamento do número de praticantes de Va’a, canoas, atletas, clubes, etc.
A plataforma é completa para o cadastro de federações, clubes oficiais, núcleos de canoagem (base) e praticantes individuais, e os mesmos poderão inserir no sistema documentos e informações de forma on-line.
Pode-se colocar por exemplo, os dados médicos do atleta, tamanho de camiseta, calça, etc., através do módulo cadastro.
Além disso, o sistema possui um módulo financeiro que possibilitará inserir despesas, receitas, orçamentos, fornecedores, auxiliando a gestão das federações e clubes.
Os árbitros oficiais serão cadastrados, as federações e clubes poderão inserir seus treinadores com suas formações.
O sistema de inscrição em campeonatos e eventos poderá ser feito na plataforma e os atletas liberados poderão se inscrever diretamente em sua categoria.
Dentro do sistema poderá ser gerado um boleto para pagamento de taxas da federação, da CBVA’A, dos clubes, das inscrições de competições e torneiros, através de códigos de barras ou cartão de crédito.
Sim, poderão acessar: federações, clubes oficiais, atletas, núcleos de canoagem (base) e praticantes individuais, lembrando que estes dois últimos não poderão participar de competições nacionais.
Uma das vantagens do cadastro para os núcleos de canoagem, por exemplo, será a possibilidade de gerir mensalidades, informações dos seus alunos, etc.
Haverá um suporte prestado pela CBVA’A para eventuais dúvidas sobre a implementação do sistema?
Sim. Dentro da plataforma do sistema existe um espaço “chat on-line” para sanar dúvidas.
Teremos plantões de dúvidas, via skype, a serem sanadas pela própria CBVA’A, ou também poderão ser encaminhadas via e-mail para secretaria@cbvaa.com.br, que responderá em até 48 horas.
A plataforma é utilizada por várias confederações como a Confederação de Natação, Confederação de Taekwondo, Confederação de Canoagem, etc.
A CBVA’A entende que no começo haverá dificuldades, portanto, solicitamos a todos que insiram no sistema o maior número de informações possíveis.
Assim que sejam sanadas as dúvidas referentes ao módulo cadastro; alvo principal do momento, tendo em vista a proximidade das competições nacionais; encaminharemos manuais de utilização dos módulos financeiro, de gestão e de uma série de ferramentas que o sistema possui.
A CBVA’A agradece as perguntas e vamos nos preparar para um ano de conquistas!