Calendário de Eventos aponta 2º semestre intenso e variado
Nosso Calendário de Eventos registra mais de 40 competições confirmadas para o segundo semestre de 2024 ... leia mais
No último final de semana mais uma grande competição de va’a foi realizada na Polinésia Francesa com a primeira vitória da EDT Va’a na temporada de 2022
A “Copa do Meio Ambiente” (Environment Cup) reuniu um bom número de equipes, mas também importantes ausências, como a lendária Shell Va’a, Team OPT e Team Air Tahiti Va’a, três das melhores equipes de V6 do mundo.
Nesse cenário, a EDT Va’a reinou soberana na disputa de 22 km realizada entre a praia de Taaone e Point de Vénus.
Entre as mulheres, Ihalani Va’a confirmou sua supremacia na categoria por mais de dois minutos à frente da tripulação do Ara Ara, de Huahine.
Esta foi a 14ª edição da Copa do Meio Ambiente, organizada pelo clube Enviropol, e teve a participação de 86 equipes, combinadas todas as categorias.
E mesmo com as importantes ausências das equipes Shell Va’a, Team OPT e Team Air Tahiti Va’a, o nível foi altíssimo, afinal, estamos falando de Polinésia Francesa. Além disso, foi uma grande oportunidade para os outros clubes e atletas conseguirem destaque nessa temporada.
As condições meteorológicas foram bastante amenas para os remadores com céu nublado, chuva e um vento fraco de leste durante a subida para Mahina.
Na primeira parte da prova, um confronto em três equipes na briga pela primeira colocação: as canoas de Manihi Va’a A e B e a de EDT Va’a, liderada por Lono Teururai, o único remanescente agora do lendário “Dream Team” da EDT, vencedor de quatro edições consecutivas do Hawaiki Nui Va’a entre os anos de 2014 e 2018.
Saindo da passagem de Muriavai, Manihi A, com Manutea Millon fazendo o leme, aproveitou as poucas ondas para impulsionar sua canoa e abrir uma ligeira vantagem sobre a EDT.
Manihi B, por sua vez, permaneceu atacando, em terceiro lugar. Mas em um trecho calmo de água, a EDT assumiu a liderança sobre seus rivais de Tuamotu durante os últimos quilômetros da corrida para finalmente cruzar a linha de chegada após 1h27’43.
Manihi A, por sua vez, foi até ultrapassado por seus colegas de clube, Manihi B, que conquistou o segundo lugar a pouco mais de trinta segundos do vencedor.
Entre as mulheres, Ihilani Va’a, que havia colocado duas canoas nos dois primeiros lugares durante a Maratona da Polinésia de março último, confirmou sua supremacia na categoria. A equipe de Vaimiti Maoni finalizou a prova em 1h18’24, vencendo Ara Ara, de Huahine, por mais de dois minutos. E a equipe feminina da EDT Va’a completou o pódio feminino. Próximo encontro para os amantes de va’a, o Memorial Guy Temauri, marcado para 14 de maio.