Equipe brasileira desfila na abertura do Mundial da ISA
Equipe brasileira de SUP e paddleboard participa da cerimônia de abertura do ISA World StandUp Paddle and ... leia mais
No último final de semana mais uma grande competição de va’a foi realizada na Polinésia Francesa com a primeira vitória da EDT Va’a na temporada de 2022
A “Copa do Meio Ambiente” (Environment Cup) reuniu um bom número de equipes, mas também importantes ausências, como a lendária Shell Va’a, Team OPT e Team Air Tahiti Va’a, três das melhores equipes de V6 do mundo.
Nesse cenário, a EDT Va’a reinou soberana na disputa de 22 km realizada entre a praia de Taaone e Point de Vénus.
Entre as mulheres, Ihalani Va’a confirmou sua supremacia na categoria por mais de dois minutos à frente da tripulação do Ara Ara, de Huahine.
Esta foi a 14ª edição da Copa do Meio Ambiente, organizada pelo clube Enviropol, e teve a participação de 86 equipes, combinadas todas as categorias.
E mesmo com as importantes ausências das equipes Shell Va’a, Team OPT e Team Air Tahiti Va’a, o nível foi altíssimo, afinal, estamos falando de Polinésia Francesa. Além disso, foi uma grande oportunidade para os outros clubes e atletas conseguirem destaque nessa temporada.
As condições meteorológicas foram bastante amenas para os remadores com céu nublado, chuva e um vento fraco de leste durante a subida para Mahina.
Na primeira parte da prova, um confronto em três equipes na briga pela primeira colocação: as canoas de Manihi Va’a A e B e a de EDT Va’a, liderada por Lono Teururai, o único remanescente agora do lendário “Dream Team” da EDT, vencedor de quatro edições consecutivas do Hawaiki Nui Va’a entre os anos de 2014 e 2018.
Saindo da passagem de Muriavai, Manihi A, com Manutea Millon fazendo o leme, aproveitou as poucas ondas para impulsionar sua canoa e abrir uma ligeira vantagem sobre a EDT.
Manihi B, por sua vez, permaneceu atacando, em terceiro lugar. Mas em um trecho calmo de água, a EDT assumiu a liderança sobre seus rivais de Tuamotu durante os últimos quilômetros da corrida para finalmente cruzar a linha de chegada após 1h27’43.
Manihi A, por sua vez, foi até ultrapassado por seus colegas de clube, Manihi B, que conquistou o segundo lugar a pouco mais de trinta segundos do vencedor.
Entre as mulheres, Ihilani Va’a, que havia colocado duas canoas nos dois primeiros lugares durante a Maratona da Polinésia de março último, confirmou sua supremacia na categoria. A equipe de Vaimiti Maoni finalizou a prova em 1h18’24, vencendo Ara Ara, de Huahine, por mais de dois minutos. E a equipe feminina da EDT Va’a completou o pódio feminino. Próximo encontro para os amantes de va’a, o Memorial Guy Temauri, marcado para 14 de maio.