Dayone Rossi celebra criação da categoria Elite no Aloha Spirit: “Indispesável”

Compartilhe
Dayone Rossi
Dayone Rossi durante o Aloha Spirit Saquarema, no qual venceu categoria OC1 Elite Feminino. Foto: @surf.skate.canoa_havaiana

A partir de 2025, o Aloha Spirit Festival passa a contar com uma nova categoria: a Elite Va’a, criada com o objetivo de atrair cada vez mais os principais nomes da canoagem polinésia no Brasil. A divisão chega para marcar um novo momento do circuito, oferecendo premiação em dinheiro e maior visibilidade para os atletas de alto rendimento.

Personagem importante do esporte, Dayone Rossi é uma das referências da va’a no Brasil. Com uma carreira sólida e vitoriosa, ela acumula títulos em campeonatos mundiais, pan-americanos e nacionais. Em março deste ano, Dayone foi a campeã da categoria Elite OC1 Feminino na etapa de Saquarema (RJ) — a primeira da história com a nova premiação. Conversei com a atleta sobre a importância dessa mudança e o impacto para quem vive e respira o esporte.

O Aloha Spirit é um evento referência há muito tempo, mas agora acho que de mais relevância ainda por conta da adesão maior de atletas de elite da va’a”, afirmou Dayone. Para ela, a criação da categoria Elite fortalece o circuito tanto para os atletas iniciantes quanto para os veteranos. “Muitos atletas utilizam o Aloha Spirit como sua primeira prova, e isso é muito importante. Eu, como treinadora, gosto sempre de salientar essa questão”, completou.

Segundo Dayone, é essencial que existam eventos grandes e sérios como o Aloha Spirit, que funcionem como uma escola e uma vitrine para novos atletas, oferecendo a eles a chance de competir em alto nível e se preparar para novos desafios. Ao mesmo tempo, ela salienta que o evento passa a reconhecer e valorizar a trajetória dos nomes mais experientes, que já têm uma história consolidada na va’a. “A criação da categoria Elite é excelente, ela veio para reforçar mais ainda essa importância para esse que é o maior festival aquático de todos. Na minha visão, hoje o Aloha Spirit tornou-se realmente um evento indispensável.

Dayone Rossi
Dayone Rossi durante o Mundial de Va’a 2024, disputado em Hilo, Havaí, onde representou o Brasil em diveresas categorias, voltando para casa com uma medalha de bronze na V12 Felimino. Foto: Arquivo pessoal

Para os atletas, a premiação em dinheiro representa mais do que um incentivo simbólico — ela pode fazer a diferença no planejamento e continuidade da carreira. “Foi muito bom para o competidor ter essa chance. O atleta precisa, além de apoio com equipamentos, de visibilidade, e a premiação da categoria Elite em dinheiro promove um firmamento, vamos dizer assim, do atleta no esporte”, destacou Dayone.

Ela compartilhou, inclusive, como a premiação recebida por conta de sua vitória em Saquarema ajudou diretamente na sua participação em outra competição importante. “Fez toda a diferença. Me ajudou a fazer a prova do Brasileiro, que foi no fim de semana seguinte. Muitas vezes, a gente deixa de competir por conta de custos. Então essa premiação funciona como um patrocínio.”

A atleta também lembra que, até alguns anos atrás, era possível contar com o Bolsa-Atleta Nacional, mas que atualmente a canoa não está mais incluída entre os esportes contemplados pelo programa federal. “Sei que a CBVA’A está trabalhando para que os atletas da va’a voltem a receber o Bolsa-Atleta, mas isso ainda não aconteceu. Então, essa premiação oferecida pelo Aloha Spirit realmente oportuniza muita coisa para o atleta, porque nós temos dificuldades.”

Dayone acredita que a novidade vai ajudar a reanimar o cenário da va’a no país. “A chegada da categoria Elite vai trazer de volta muita gente que estava desacreditada do esporte. E vai fazer com que o atleta que ainda não é elite se comprometa mais para chegar até a categoria. Quem não quer competir nessa categoria? Acho que todos querem!”

Ao final, a campeã parabenizou a organização do evento e deixou um recado para outros organizadores do cenário esportivo. “Parabéns ao Aloha Spirit, que teve essa iniciativa. Que sirva de exemplo para outros organizadores. A gente vê muitos esportes com menos participantes tendo premiação em dinheiro, e a canoa não. Então, que isso aconteça mais vezes para fortalecer o nosso esporte. Vai ser muito bom. Parabéns!”

A segunda etapa do Aloha Spirit acontecerá de 13 a 15 de junho em Angra dos Reis. As inscrições estão abertas. Para mais informações acesse: alohaspirit.com.br.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe