Com forte adesão, Leme ao Pontal mobiliza grandes clubes do va’a nacional

Compartilhe
leme ao pontal canoa havaiana
Equipes remarão pela orla da cidade do Rio de Janeiro. Foto: Ale Socci / Green Pixel

Confirmada para o dia 27 de fevereiro, a Leme ao Pontal 2021, já tem um número de inscritos acima do esperado e promete ser o primeiro grande encontro de remadores de va’a do ano.

A prova de longa distância será disputada ao longo da orla do Rio de Janeiro, seguindo com a tradição iniciada com um desafio de stand up paddle da Red Bull organizado pela Ecooutdor Sports Business em 2014.

Nos anos seguintes, a Red Bull saiu, mas a Ecooutdor manteve o desafio, agora com o nome de “Rio 34.1”, aberto a outras modalidades, como a canoagem polinésia.

Agora, nesta reedição da prova no dia 27 de fevereiro, volta o nome “Leme ao Pontal” com uma prova dedicada às modalidade de canoa polinésia para seis (V6 / OC-6) e três (V3) remadores.

A largada da prova será na água. Os times inscritos se encontrarão no mar, alinhados na pedra do Leme.

leme ao pontal canoa havaiana
A lendária equipe Samu está confirmada no desafio. Foto: Reprodução

Após a largada, terão pela frente cerca de 33 Km até a chegada, com uma passagem obrigatória pelo quebra-mar, no início da barra da Tijuca, para controle de passagem.

A chegada também será no mar, entre uma boia e um barco com o juiz, que computará o tempo total de cada equipe.

Essas medidas foram tomadas para atender aos protocolos de saúde solicitados pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Provas neste formato mais simples, certamente são as que times estão buscando neste momento de pandemia. Menor aglomeração e o resgate daquela sensação gostosa da disputa”, conta João Castro, CEO da Ecooutdoor ao comentar a grande procura de equipes para realizar a prova.

As categorias em disputa serão a OC6 Open, Máster e Super Máster, Masculino, Feminino, e Mista, a V6 open, na qual poderão participar equipes de qualquer sexo, em qualquer quantidade ou idade, e a V3 Masculino e Mista.

A prova já conta com a parceria das federações estaduais de Va’a e de stand up paddle, esta segunda, mesmo não sendo a modalidade em questão, é uma federação que sempre ajuda a Ecooutdoor Sports Business na questão de documentação e até staffs.

Além disso, como revela o organizador, uma outra etapa da Leme ao Pontal, disputada da modalidade SUP Race, deverá acontecer ainda este ano, motivo pelo qual é muito importante a colaboração da FESUPRJ desde o início.

Inscrições vão até o dia 31 e janeiro

Grande adesão de clubes reflete a emoção de se competir em um dos mais famosos cartões postais do Brasil. Foto: Ale Socci / Green Pixel

As inscrições para o desafio Leme ao Pontal encerram no dia 31 de janeiro. Até lá, poderão ser feitas AQUI.

Essa antecedência é fundamental para que a prova possa ser pré-produzida com muita atenção por conta da pandemia.

Por ser o Rio de Janeiro o estado com o  maior número de clubes de canoa polinésia a adesão tem sido grande, incluindo clubes tradicionais como Rio Va’a, Bra Va’a, Carioca Va’a, além da participação de bases de outras partes do Brasil, como a base Maui do Espirito Santo, além da lendária Equipe Samu, de São Paulo, desde já entre as favoritas na disputa pelo título da Leme ao Pontal 2021.

Live no YouTube sobre a Leme ao Pontal

No dia 01 de fevereiro, joão Castro fará uma live no canal Aloha Spirit Mídia do YouTube explicando detalhes sobre a prova e também o circuito que virá na sequência, com a volta da lendária W2 Downwind, a pioneira competição que trouxe a modalidade para o Brasil.

Compartilhe