
Circuito Va’a Costa do Sol 2024 abre temporada em Iguaba Grande
Neste fim de semana Iguaba Grande (RJ) será palco da 1ª etapa do Campeonato Va’a Costa do Sol de Canoa ... leia mais

A praia de Charitas, em Niterói (RJ), recebeu no último final de semana o primeiro campeonato brasileiro de V3 e V2R (OC2) da história.
A competição, realizada ao longo de dois dias, teve como objetivo difundir a modalidade V3, além de fomentar a categoria V2R.
O sábado (3) foi dedicado às disputas de V3, contando com a participação de 20 equipes, incluindo categorias de base e Parava’a, com a participação de quatro equipes.
Devido às condições de mar, os organizadores optaram por reduzir o traçado e quilometragem da prova, decisão que desagradou alguns competidores, mas que atendeu à normas de segurança, de acordo com a CBVA’A.
Ainda assim, não faltou emoção, principalmente na Open Masculino, protagonizada por uma briga apertadíssima entre as equipes He’e Nalu e Samu, que levantou as torcidas na praia.
Paulo dos Reis, Reginaldo Birbeck e Maxwell Coutinho, representando a He’e Nalu, cruzaram a linha de chegada com o tempo de 01:00:31, a menos de 10 segundos de diferença da V3 da Samu, tripulada por Rafael Leão, Robert Almeida e Murilo Pinheiro, que concluíram o desafio em 01:00:40.
Na terceira colocação, outro timaço representando a He’e Nalu, formado por Pedrinho Weichert, Juan Ali e Rodrigo Medeiros, concluiu o desafio em 01:02:36.

Já no feminino Open, a equipe formada por Daniela Dillan, Carla Ferreira e Beatriz Peixoto, representando a He’e Nalu, teve um pouco mais folga do que seus companheiros do Masculino, e cruzou a linha de chegada em 01:12:32. Yasmin Carvalho, Ana Joma e Luciana Furlan Pedrosa, representando a equipe Odoyá, foram vice-campeãs com o tempo de 01:13:50.
Fechando o pódio, na terceira colocação, representando a lendária equipe Vênus, Thassia Marques, Gabi Ferreira e Ana Beatriz de Oliveira, concluíram o desafio em 01:14:01.
No domingo foi a vez das duplas de V2R entrarem em ação, e foi muito interessante ver grandes nomes do va’a nacional juntarem forças para competir.
O Brasileiro de V3 e V2R foi válido como seletiva para o campeonato mundial de va’a de 2023, em Samoa, e para o Sul-Americano de 2022 no Chile.
A próxima competição oficial do campeonato brasileiro de va’a será realizada nos dias 16 a 18 de setembro na Praia Grande de São Sebastião (SP), com as disputas de V6 Maratona.
Veja abaixo os resultados oficiais do Brasileiro de V3 e V2R 2022: