
Pioneiro da canoagem garante 4 pódios no Brasileiro de Va’a
Competindo em casa, Celso Filetti, que integra as primeiras gerações da canoagem no Brasil, faz bonito no ... leia mais
Após três dias de disputas intensas em um dos berços da canoagem polinésia, chegou ao fim o campeonato Pan-Americano de Va’a realizado em Rapa Nui (Ilha de Páscoa).
O Brasil teve um excelente desempenho ao longo de todo o evento, ficando na segunda colocação no quadro geral de medalhas, atrás apenas dos donos da casa.
No último dia de disputas entraram na água as categorias V1 Master +60 e 70 Masculino – 6 km, V6 Open Masculino (30 km) e Feminino (24 km), V6 Júnior (16 anos) Masculino e Feminino – 3 Km, além das disputas de confraternização com equipes formadas por remadores de diversos países encerrando o evento.
As condições foram bastante desafiadoras, sobretudo na categoria Open, com mais quilometragem de remada enfrentando fortes ventos contrários, ondas e mar balançado.
Na categoria Open V6, considerada a de nível mais alto entre todas as categorias, conquistamos o ouro entre as mulheres, com a brilhante atuação da equipe formada pelas remadoras da Mana Brasil, a equipe de Rapa Nui Ficou com a prata e o bronze foi para o Peru.
No Masculino as três medalhas ficaram com os donos da casa. A equipe brasileira formada por remadores da He’e Nalu ficou com a quarta colocação e quase conquistando a medalha de bronze. Os brasileiros foram bravos, mas, Infelizmente, não deu.
Ao final do Pan-Americano, o Brasil conquistou um total de 20 medalhas (11 ouros, 5 pratas e 4 bronzes) finalizando a participação na segunda colocação.
O resultado obtido em Rapa Nui reforça a evolução da canoagem brasileira, cada vez mais em evidência no cenário mundial. Que venha 2020. Imua Brasil!