Regata Dia do Marinheiro fecha Sergipano de SUP e Va’a em grande estilo
Evento em comemoração ao Dia do Marinheiro reúne os melhores remadores do Sergipe no Iate Club de Aracaju ... leia mais
Nos dias 5 ao 7 de julho, a cidade de Aracruz, no Espírito Santo, foi o cenário da primeira etapa do Circuito Brasileiro de OC4 Surf. O evento reuniu as principais equipes de surf de canoa havaiana do Brasil, marcando um momento histórico para a modalidade no país.
A competição contou com a participação de mais de 60 atletas, divididos em 18 times, que disputaram as melhores ondas e performances a bordo de uma canoa OC4 Surf. A abertura do circuito celebra o crescimento dessa modalidade no Brasil, que agora conta com seu primeiro circuito nacional de OC4 Surf.
O circuito terá três etapas: a primeira em Aracruz (ES), a segunda ocorrerá em local a definir e a última em Pipa (RN), durante o Mana Fest, um tradicional festival de esportes aquáticos.
Além das emocionantes disputas na água, a etapa de Aracruz proporcionou diversas atividades culturais, como exposição artística, artesanato indígena, pintura corporal, presença de uma baleia jubarte de pelúcia, música ao vivo, DJ na praia, entre outras atrações.
A abertura oficial do circuito ocorreu na sexta-feira, dia 5 de julho, com o lançamento de um curta-metragem que apresentava as riquezas de Aracruz aos convidados. Em seguida, houve o briefing pré-prova, a apresentação das equipes e das regras do evento. A noite foi finalizada com uma apresentação cultural de um grupo de congo, música tradicional capixaba, e uma confraternização entre as equipes.
As baterias, realizadas no sábado e domingo, tiveram duração de 30 minutos cada e foram divididas nas categorias feminina, masculina e mista. As disputas ocorreram entre duas ou três canoas, que disputaram as melhores ondas. Os juízes, a bordo de uma canoa havaiana OC4 com duas amas, posicionados próximos à ondulação, avaliaram todas as ondas surfadas por cada equipe. Foram computadas as duas melhores ondas de cada equipe, e as notas foram somadas nos dois dias de disputa.
As competições foram acirradas e as equipes mostraram um alto nível de performance. Na categoria feminina, a equipe Va’a Canoeiros de Aracruz foi a campeã, seguida pela equipe Vila Nora Adventure, também de Aracruz, e pelo time feminino do Pipa Va’a, que ficou em terceiro lugar. Na categoria mista, a equipe CPP Brasil levou o título, seguida pelos dois times da Pipa Va’a. Na categoria masculina, o time Ohana Surf Paddle conquistou a vitória, seguido pelos times Pipa Va’a e Vila Nora Adventure.
O evento foi uma grande confraternização e celebração, exemplificando como devem ser todas as disputas de canoagem polinésia. As equipes se divertiram e surfaram com segurança, contando com o apoio do Corpo de Bombeiros de Aracruz, que disponibilizou um jet-ski com dois salva-vidas para acompanhar as disputas, além do apoio da Prefeitura Municipal de Aracruz, ICMBio e Capitania dos Portos.
Com um início tão promissor, o Circuito Brasileiro de OC4 Surf promete fortalecer ainda mais essa modalidade no Brasil, promovendo competições emocionantes e celebrando a cultura da canoagem polinésia.
Assista a Piraquê-açu, curta-metragem apresentado na abertura do 1° Circuito Brasileiro de OC4 Surf, na etapa Aracruz (ES):