
Waterman Triatlo: a disputa dos atletas mais versáteis nas águas do Aloha Spirit Festival
Waterman Triatlo, que mescla três modalidades de water sports, será uma das atrações do Aloha Spirit ... leia mais
Nos dias 5 ao 7 de julho, a cidade de Aracruz, no Espírito Santo, foi o cenário da primeira etapa do Circuito Brasileiro de OC4 Surf. O evento reuniu as principais equipes de surf de canoa havaiana do Brasil, marcando um momento histórico para a modalidade no país.
A competição contou com a participação de mais de 60 atletas, divididos em 18 times, que disputaram as melhores ondas e performances a bordo de uma canoa OC4 Surf. A abertura do circuito celebra o crescimento dessa modalidade no Brasil, que agora conta com seu primeiro circuito nacional de OC4 Surf.
O circuito terá três etapas: a primeira em Aracruz (ES), a segunda ocorrerá em local a definir e a última em Pipa (RN), durante o Mana Fest, um tradicional festival de esportes aquáticos.
Além das emocionantes disputas na água, a etapa de Aracruz proporcionou diversas atividades culturais, como exposição artística, artesanato indígena, pintura corporal, presença de uma baleia jubarte de pelúcia, música ao vivo, DJ na praia, entre outras atrações.
A abertura oficial do circuito ocorreu na sexta-feira, dia 5 de julho, com o lançamento de um curta-metragem que apresentava as riquezas de Aracruz aos convidados. Em seguida, houve o briefing pré-prova, a apresentação das equipes e das regras do evento. A noite foi finalizada com uma apresentação cultural de um grupo de congo, música tradicional capixaba, e uma confraternização entre as equipes.
As baterias, realizadas no sábado e domingo, tiveram duração de 30 minutos cada e foram divididas nas categorias feminina, masculina e mista. As disputas ocorreram entre duas ou três canoas, que disputaram as melhores ondas. Os juízes, a bordo de uma canoa havaiana OC4 com duas amas, posicionados próximos à ondulação, avaliaram todas as ondas surfadas por cada equipe. Foram computadas as duas melhores ondas de cada equipe, e as notas foram somadas nos dois dias de disputa.
As competições foram acirradas e as equipes mostraram um alto nível de performance. Na categoria feminina, a equipe Va’a Canoeiros de Aracruz foi a campeã, seguida pela equipe Vila Nora Adventure, também de Aracruz, e pelo time feminino do Pipa Va’a, que ficou em terceiro lugar. Na categoria mista, a equipe CPP Brasil levou o título, seguida pelos dois times da Pipa Va’a. Na categoria masculina, o time Ohana Surf Paddle conquistou a vitória, seguido pelos times Pipa Va’a e Vila Nora Adventure.
O evento foi uma grande confraternização e celebração, exemplificando como devem ser todas as disputas de canoagem polinésia. As equipes se divertiram e surfaram com segurança, contando com o apoio do Corpo de Bombeiros de Aracruz, que disponibilizou um jet-ski com dois salva-vidas para acompanhar as disputas, além do apoio da Prefeitura Municipal de Aracruz, ICMBio e Capitania dos Portos.
Com um início tão promissor, o Circuito Brasileiro de OC4 Surf promete fortalecer ainda mais essa modalidade no Brasil, promovendo competições emocionantes e celebrando a cultura da canoagem polinésia.
Assista a Piraquê-açu, curta-metragem apresentado na abertura do 1° Circuito Brasileiro de OC4 Surf, na etapa Aracruz (ES):