Escolha corretamente o leash de SUP
Em formato de mola ou reto? No tornozelo, cintura ou panturrilha? Escolha o modelo certo de leash de SUP ... leia mais
Olá leitores do Aloha Spirit Mídia, olha eu aqui novamente…
Conforme combinei com vocês, segue o próximo artigo desta série sobre a montagem de canoas OC6. Agora que você já sabe como montar o casco principal e fazer as amarrações dos iacos com a ama, chegou a vez de aprender como amarrar esse conjunto ao casco da sua OC6.
Ainda não leu os artigos anteriores? Acesse aqui.
Então, vamos lá!
Nos diversos clubes espalhados por todo o Brasil, a canoa não fica 100% montada e pronta para entrar na água. Geralmente a canoa fica com o conjunto de iacos/ama separado do casco e em cada aula ou remada se faz necessário a amarração deste conjunto com o casco da canoa. Para uma amarração mais rápida e eficiente, geralmente os clubes usam as câmaras de pneu de bicicleta ou então as fitas com catracas.
Neste artigo, vou mostrar para os amigos leitores como fazer a amarração utilizando tanto as câmaras de pneu de bicicleta quanto as fitas com catracas.
Vamos começar pela amarração utilizando as câmaras de pneu de bicicleta. Você irá precisar de pelo menos oito câmaras, sendo quatro para a amarração na wae de proa e mais quatro para a amarração da wae de popa. Considere mais quatro câmaras como reserva e leve sempre dentro do balde em suas remadas, conforme informado no artigo 10 do curso básico de va’a.
Primeiramente você deve cortar as câmaras de pneu de bicicleta, retirando o pino (ventil), e com isso, ficando com uma tira de borracha por câmara. Estas câmaras são facilmente encontradas em lojas de conserto de bicicletas, como elas vão para o lixo, é uma boa forma de reutilizar esse material.
Agora com pelo menos oito tiras de câmaras destes pneus, posicione o conjunto de iacos/ama com as extremidades dos iacos sobre as wae da canoa. Lembre-se que esta atividade já faz parte da aula, sendo assim, todos os alunos devem ajudar e saber realizar essa amarração. Considerando o instrutor mais cinco alunos remadores, as tarefas podem ser divididas entre todos. Um remador pode segurar e ajustar a posição da parte da frente da ama, enquanto outros dois remadores podem realizar a amarração do iaco/wae de proa. Da mesma forma, um outro remador pode segurar e ajustar a ama na parte de trás, enquanto os outros dois remadores realizam a fixação do iaco/wae de popa.
Esse momento de amarração é ótimo para o instrutor conversar com seus alunos e explicar a importância em saber realizar essas amarrações, além de, conversar sobre diversos assuntos importantes. Nas palavras do amigo Luciano Fachini “é o momento de estreitar os laços e reforçar as amarras”…
A amarração é algo simples de ser feito, bastando realizar várias voltas envolvendo o iaco com a wae. Quanto mais esticada ficar a borracha mais firme ficara essa amarração. Procure colocar as quatro borrachas uma sobre a outra, onde duas ficam em uma extremidade e as outras duas na outra. Quanto mais próximas da borda da wae melhor será a eficiência desta amarração. Veja a sequência de fotos abaixo.
Viram como esta amarração é algo simples de ser feito? Nas fotos dá para ver como deixo a ponta da borracha para facilitar a retirada de forma rápida puxando a ponta da câmara.
Vamos agora verificar como fazer a amarração dos iacos com wae utilizando as fitas com catraca.
Além da opção de amarração com borrachas, você pode preferir realizar as amarrações utilizando fitas com catracas. Para isso você irá precisar de pelo menos quatro conjuntos, dois por wae. É extremamente recomendado que você utilize catracas de aço inoxidável e de ótima qualidade. Neste caso, você pode acessar a matéria no link abaixo da nossa redação. No link você encontra inclusive um vídeo explicando uma técnica bem simples e rápida.
Você deve estar se perguntando qual é a melhor técnica de amarração não é mesmo? Isso pode depender de alguns fatores, como por exemplo, na sua região você encontra as câmaras de pneu com facilidade? Você rema mais em mar flat ou em mar com muita ondulação? O custo das catracas é importante pra você? Você tem pouco tempo para se dedicar a essa tarefa? Dependendo das suas respostas você saberá qual é a melhor opção a ser utilizada.
Eu preferencialmente, acredito que a amarração iacos/wae é mais eficiente com as câmaras de bicicleta, até porque não possuem custo. Além disso, a amarração com estas borrachas, permitem uma pequena movimentação de ajuste desta união iacos/wae, diferente da amarração com fitas de catracas que são mais rígidas. Um certo grau de movimentação entre os iacos e wae pode ser recomendado, onde na amarração com borrachas essa movimentação é melhor absorvida do que com as fitas de catracas. Mesmo que, com as fitas com catraca ganha-se tempo, eu prefiro usar o tempo da amarração com as borrachas conversando com meus alunos sobre diversos assuntos importantes.
Além de dominar todas estas técnicas, você precisa entender (principalmente se você é o responsável pelo clube) que estas amarrações e configurações são bem importantes e devem ser realizadas com bastante precaução, evitando dores de cabeça nos momentos de atividade na água. Então, independente de usar borrachas ou catracas, o que vai interessar mesmo é que você faça a amarração muito bem feita e com segurança.
Mantenha sempre as catracas em condições de manutenção, lavando-as com água doce e periodicamente, utilizando algum lubrificante nas engrenagens. Com relação as borrachas, elas precisam ser inspecionadas com regularidade e sempre que necessário precisam ser substituídas.
E no caso da amarração em catamarã? Como você deve proceder?
Estávamos considerando até então as amarrações para canoas OC6, mas muitas vezes, você poderá escolher por uma configuração em catamarã. Este tipo de configuração é muito utilizado nos clubes, pois garantem uma maior quantidade de alunos para somente um instrutor, além de ser bem divertido para todos remarem com um conjunto maior de remadores.
Para este tipo de configuração será necessário um par de iacos específico para catamarã. Estes iacos são retos e geralmente possuem uma medida de 2,50 metros de comprimento. A amarração é realizada da mesma forma que as OC6, onde novamente pode-se utilizar as borrachas ou as fitas com catracas. Para catamarãs, eu aconselho a utilização somente de borrachas, visto que, o estresse na movimentação dos iacos na wae podem causar alguma ruptura na estrutura ou a movimentação dos iacos em relação ao casco. O procedimento de amarração é o mesmo que realizado nas OC6. Veja abaixo.
A distância entre os cascos também é algo a ser observado, onde novamente ela terá influência no comportamento do catamarã na água. Os iacos de catamarã aqui do clube possuem 2,50 metros, como cada casco tem a largura de 50 centímetros sobra bastante espaço de regulagem. Eu prefiro deixar os cascos um pouco mais próximos um do outro, com aproximadamente 90 centímetros. Procure deixar os cascos a uma distância entre 80 a 100 cm.
Ao mandar fazer o conjunto de iacos para o catamarã do nosso clube eu já pedi para deixar marcações de distância interna com 80, 90 e 100 centímetros. Isso facilita no momento da montagem.
Finalizamos aqui, mais uma série de artigos de um assunto específico e bem importante. O objetivo foi trazer para você leitor uma visão prática de como fazer a montagem da sua OC6, bem como, as amarrações entre iaco/ama e iaco/wae.
Espero que tenham gostado!
Fica aqui o meu sincero agradecimento e o desejo que todos tenham um Próspero Ano Novo!
Estarei esperando todos vocês com novos artigos em 2023… Um Big Aloha pra todos a até lá…
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
WEST, Steve. Outrigger Canoeing The Ancient Sport of Kings – A Paddlers Guide. 2ª Ed. Batini Books, 2010.