Condições desafiadoras marcam 1ª etapa do Baiano de SUP Race
Em meio a condições desafiadoras, a Baía de Todos os Santos foi palco da abertura do circuito baiano de ... leia mais
Após quase um ano desde a realização de sua última regata de va’a à vela, os taitianos saudaram a sexta edição do Holopuni Va’a Coco Beach Classic, importante competição da modalidade na Polinésia Francesa.
Cinco equipes de três remadores participaram regata de canoa V3 à vela realizada no último domingo, 28, de Pointe Venus (Taiti) a Tiahura (Moorea).
Entre as equipes, a favorita, Terematai, captaneada por Vatea Quesnot, fez jus ao favoritismo completando a travessia de aproximados 45 km em 2 horas, 35 minutos e 40 segundos.
A vitória, contudo, foi apertada. Na segunda colocação, a apenas 17 segundos de diferença, a equipe Kuhela por pouco não roubou a cena.
Já a terceira colocada, a Blackjack fechou o pódio na terceira colocação chegando com oito minutos de diferença dos primeiros colocados.
Kavika Knight, organizador do evento, ressaltou o espírito da prova: “Obviamente há competição, mas também é importante ressaltar que todos se divertem durante a corrida”, ressalta.
A próxima regata de va’a à vela está agendada para maio, e será uma travessia entre Taiti e Bora Bora.
Contudo, Kavika Knight esclarece que a confirmação do evento dependerá da evolução da pandemia de Covid-19 na Polinésia Francesa.
Mesmo com a realização de grandes eventos, como foi o caso Marathona Polynésie la 1ère Va’a, realizada no último sábado (29), também entre as ilhas de Taiti e Moorea, muitos organizadores estão adiando suas provas devido às dificuldades operacionais e protocolos de saúde impostos pelo enfrentamento à pandemia de Covid-19.
“No momento, não temos certeza se iremos realizar a regata em maio. Dada a situação de saúde atual. Mas se são conseguirmos fazer em maio, vamos organizar a regada em outra época do ano “, explicou Kavika Knight.