
Pesquisadores filmam grupo de orcas em Ilhabela
Segundo pesquisadores do Instituto Argonautia, grupo de orcas visto em Ilhabela era composto por 8 ... leia mais
Para celebrar sua chegada aos 90 anos, a aposentada Neuza Catarina de Oliveira escolheu uma forma inusitada e cheia de saúde: um passeio de canoa havaiana ao amanhecer na baía de Vitória, no Espírito Santo. Acompanhada de filhos e netos, ela viu o sol nascer do mar e fez uma parada na Ilha do Boi para um café da manhã especial, com direito a bolo e parabéns. O momento foi registrado em vídeo e compartilhado pela neta Jordana Catarina de Oliveira. As informações são do portal capixaba ES 360.
Natural de Caratinga, Minas Gerais, Neuza Catarina se mudou para Vitória na década de 1960. Viúva desde os 45 anos, dedicou três décadas ao trabalho no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, onde atuou em diferentes funções, passando pela copa, cozinha, recepção e lavanderia. Além disso, teve um papel ativo na comunidade, sendo líder no Morro de São Benedito nos anos 1970.
A ideia do passeio surgiu depois que a chuva atrapalhou a comemoração do aniversário de Neuza em 9 de janeiro. “Prometemos que faríamos algo depois. Em fevereiro, aproveitamos o aniversário da minha irmã mais velha, que completou 60 anos, para organizar essa aventura, e minha mãe amou”, contou a filha Neuza de Oliveira, de 58 anos. O passeio aconteceu no sábado (15) e reuniu a família para celebrar de uma maneira especial.
Jordana reservou 12 lugares na embarcação com o clube de va’a Base Jurema para que a família pudesse acompanhar Neuza. Durante o trajeto, fizeram uma parada na Ilha do Boi, onde organizaram um café da manhã e cantaram parabéns para a aniversariante. “Ela amou muito, só reclamou que a água estava gelada, já que os remos jogavam água nela”, brincou a filha. Apesar da temperatura fria, Neuza quis mergulhar, mas foi convencida pela família a não entrar no mar devido à idade avançada.
A disposição da idosa surpreendeu a família. “Ela que escolheu o horário do passeio às 4h40 para ver o nascer do sol. Na hora, nem acreditei, porque idosos costumam dormir um pouco mais. Achei que ela ia perder a hora. Quando acordei às 3h50, ela já estava de banho tomado e secando o cabelo para o passeio“, contou a filha.
Será que em breve teremos a categoria Master 90+ nas competições de va’a no Brasil? Tomara que sim!