Aos 14 Anos, Nina Menezes concilia estudos e treinos para o Mundial de Va’a

Compartilhe
Nina Menezes
Aos 14 anos, a brasiliense Nina Menezes concilia uma rotina de treinos e estudos. Foto: Arquivo pessoal

Nina Menezes Dornelles, de apenas 14 anos, uma das promessas da va’a brasileira, comemora um ano de bons resultados. Em especial, a medalha de ouro na modalidade V6, durante o Campeonato Pan-Americano de Va’a, , realizado em Niterói, no Rio de Janeiro, no último mês de novembro. A jovem é aluna do Colégio Marista Asa Norte e treina regularmente desde 2021 no Lago Paranoá, em um projeto denominado Keiki, que ensina crianças a partir de 8 anos a remar. A brasiliense também participou de vários campeonatos estaduais e brasileiros em 2024, além do Mundial de Sprint no Havaí.

Nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2025, Nina disputará o campeonato de V6 maratona e nos dias 29 e 30 de março, o campeonato de canoas individuais e V3. As duas provas são importantes porque serão classificatórias para o Mundial que será realizado em Niterói (RJ) e o Pan-americano que acontecerá na Ilha de Páscoa (Rapa Nui). 

Veja também > Competições confirmadas para 2025

Atleta e estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, a aluna do Colégio Marista Asa Norte, Nina, consegue conciliar treinos e estudos por meio de uma agenda de horários: “Treino canoa todas as terças e quintas-feiras no final do dia, por volta das 17h30, para não atrapalhar os estudos, e ao sábado pela manhã. Também faço natação todas as segundas e quartas-feiras e treino de cárdio com o meu professor de natação”, conta.

A Rede Marista tem um histórico de apoio aos alunos que se dedicam ao esporte. Temos um Núcleo de Atividades Complementares que oferece mais de 30 atividades diferentes e incentiva e fomenta o hábito dos esportes nos nossos alunos”, explica Luiz Gustavo Mendes, diretor do Colégio Marista da Asa Norte.

A Canoa Polinésia surgiu na região do Triângulo Polinésio, no oceano pacífico, e originalmente é conhecido como Va’a, Wa’a ou Waka, a depender da ilha em que é praticado. Essa modalidade de canoagem existe há mais de 3 mil anos e as embarcações foram inicialmente usadas pelos povos polinésios com a necessidade de encontrar novos territórios nesta vasta região oceânica que fica localizada, entre a Nova Zelândia, Havaí e Ilha de Páscoa, cujos vértices compreendem o formato de um triângulo imaginário.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe