APP Ride of The Season: Top 10 da rodada 01 definidos
APP World Tour divulga quem foram os Top 10, da semana 01, que avançaram na competição virtual de SUP ... leia mais
Em 1908 surgia no Havaí o primeiro clube de canoa havaiana do mundo: o “Outrigger Canoe Club”, que tinha entre seus membros ninguém menos do que o “Pai do Surfe” Duke Kahanamoku. Naquela época, esses clubes tinham a canoa polinésia como símbolo, no entanto, era comum a integração com outros water sports como o surfe, natação, SUP (na época conhecido como “Beach Boy Stlye”) e o paddleboard.
As competições entre os demais clubes de outrigger (ou wa’a/ va’a) muitas vezes eram disputadas em modalidades distintas. O primeiro campeonato de surfe da história, inclusive, foi disputado entre esses clubes de wa’a. Uma tradição que foi se perdendo mas que, no entanto, nunca desapareceu.
Agora o Aloha Spirit Festival, maior festival de esportes aquáticos da América Latina, está fortalecendo essa tradição, que remete ao que há de mais tradicional e cativante entre os clubes de canoagem polinésia. Na etapa de Ilhabela, diversos clubes participaram do festival com grandes delegações representadas por atletas e equipes em diversas modalidades da prova.
A Base Alpha de Ilhabela, por exemplo, teve sete equipes inscritas nas provas de va’a e remadores representando o clube nas provas de SUP, OC1, natação e triatlo waterman. Mas outros clubes também fizeram bonito como as equipes Mauna Loa e Hoe Mana, Kaitesul Walea, Canuí, Maikai Hoa, Passauna Paddle Clube e Ava Paranoa, Canuí, entre outras, que inscreveram várias equipes e atletas individuais.
Para a etapa de Brasília os paranaenses do Passaúna Paddle Club já anunciaram a inscrição de seis equipes nas provas de Va’a e provavelmente cinco atletas na prova de SUP. Outras equipes, como a Mauna Loa e a Kitesul Walea também já avisaram que irão em peso para o Distrito Federal. Mas, provavelmente a maior delegação será composta por algum clube local como a Ava Paranoá ou a Canuí, por exemplo.
TERMÔMETRO PARA O BRASILEIRO
Além dessa saudável “disputa” para conhecermos a maior delegação no Aloha, outro ponto que merece atenção em relação às equipes de va’a é o fato de que a etapa de Brasília será a última prova de âmbito nacional a ser realizada antes do Brasileiro de V6 em Niterói e Vitória. Ou seja, será a última oportunidade para essas equipes medirem forças e realizarem os últimos ajustes antes das duas decisivas provas do circuito nacional.
O Aloha Spirit Brasília está marcado para acontecer entre os dias 22 e 24 de Junho no Pontão do Lago Sul às margens do Lago Paranoá. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site Aloha Spirit Festival.