Niterói recebe, a partir desta terça-feira, o Pan-Americano de Va’a 2024
Cerimônia de abertura do Pan-Americano de Va'a 2024 será realizada nesta terça-feira a partir das 19h, na ... leia mais
Air Tahiti “carimbou” a faixa de campeã da Shell Va’a ao vencer a terceira e última etapa do Hawaiki Nui Va’a 2022, disputada na sexta-feira (28).
Com o tempo de 4 horas, 13 minutos e 1 segundo, a Air Tahiti, comandada por Kyle Taraufau, conquistou a primeira vitória de sua história nesta etapa da maratona de 56 km entre Taha’a e Bora Bora.
A equipe OPT, que teve uma atuação mediana nas duas primeiras etapas, dessa vez fez jus à sua reputação conquistando o segundo lugar na etapa, 54 segundos atrás dos líderes. Shell Va’a ficou em terceiro, chegando a 1 minuto e 20 segundos atrás da Air Tahiti.
Esse resultado que garantiu à Shell Va’a seu terceiro título consecutivo de equipe campeã da Hawaiki Nui.
Após a largada do Patio, a Shell Va’a dava sinais de que venceria também a terceira etapa, abrindo quatro minutos de vantagem frente a equipe Hinaraurea, em segundo lugar e, por sua vez, a sete minutos à frente do Team Air Tahiti Va’a, que vinha em terceiro.
Então a batalha das canoas começou para valer na longa travessia entre Taha’a e Bora Bora. Enquanto a Shell Va’a e Hinaraure optaram por um curso mais ao sul, Air Tahiti e a OPT, preferiram uma linha oposta, indo mais para o norte antes de descer em direção à ponta de Turiroa em Bora Bora.
“Estávamos confiantes no nosso percurso. Sabíamos que tínhamos o melhor curso para todos: a ideia era evitar ao máximo as correntes e deu certo”, revelou o capitão da Air Tahiti, Kyle Taraufau.
E esse rumo mais ao norte foi, de fato, uma boa ideia escolha, pois na entrada do desfiladeiro de Bora Bora, após três horas de esforço debaixo de um sol escaldante, Air Tahiti e Team OPT estavam na liderança, com boa vantagem sa Shell Va’a e demais equipes.
Entrando na lagoa de Bora Bora, já na reta final da prova, a Air Tahiti aumentou o ritmo conseguindo deixar a equipe OTP para trás, garantindo a vitória da terceira etapa do desafio.
Shell Va’a conquistou o terceiro lugar na etapa, chegando a pouco mais de um minuto atrás da Air Tahiti. O suficiente para garantir a David Tepava e sua equipe conquistarem a terceira vitória consecutiva no Hawaiki Nui Va’a, resultado que garantiu à Shell o troféu perpétuo da Hawaiki Nui Va’a.
“Entramos para vencer esta terceira etapa. Mas erramos na estratégia e na direção e foi isso que fez a diferença”, ponderou David Tupeva, “Mas estamos muito felizes por termos vencido a Hawaiki Nui Va’a 2022 e conquistado o troféu perpétuo da prova, isso foi o mais importante para nós”, concluiu o capitão da Shell Va’a.