Expedição Volta a Ilha Grande
Remador prepara 12ª edição da Expedição Volta a Ilha Grande, travessia aberta a diversas modalidades de ... leia mais
Um grupo formado por 16 fuzileiros navais (Navy Seals) norte-americanos aposentados irá encarar uma nova missão por seu país.
A bordo de uma canoa polinésia eles irão remar por 300 milhas ao longo da costa leste da Flórida com o objetivo de arrecadar fundos para o “Trident House Charities Program”, entidade ligada ao National Navy Seal Museum, que realiza ações de caridade.
Anualmente, esse grupo Navy Seals aposentados, batizado de “Beyond the Teams”, se reúne com o propósito de realizar algum desafio em nome de uma causa filantrópica.
“Um Navy pode estar aposentado do serviço ativo, mas ainda está servindo seu país e seu povo”, revela Mike Charbonnet fundador do Beyond the Teams.
O nome é uma homenagem aos vários Seal Teams, que realizam missões perigosas em várias partes do mundo.
Charbonnet teve a ideia de criar o grupo após viver um drama familiar em 2019. Seu filho, que também é fuzileiro naval, ficou paralisado da cintura para baixo durante um acidente de pára-quedismo e precisava de reabilitação neurológica em uma clínica em San Diego, Califórnia.
No entanto, nos EUA não existe saúde pública, e a clínica indicada para o tratamento de seu filho não aceitou seu plano de saúde. Percebendo que outras pessoas passavam pela mesma situação, o veterano teve a ideia de convidar ex-Seals para um desafio de bicicleta de 1.600 quilômetros, de Virginia Beach até Fort Pierce, Flórida, onde o Navy SEAL Museum está localizado.
A cada trecho de vigem completada, as pessoas poderiam fazer doações que foram revertidas para o tratamento de militares sem condições de pagarem por suas despesas médicas.
A partir de então, os membros do Beyond the Teams se propuseram a realizar diversos desafios, sempre com o propósito de arrecadação de fundos para organizações e causas que ajudam pessoas com deficiências físicas e necessidades específicas.
O próximo desafio do Beyond the Teams agora será na água. De 25 a 31 de maio, a bordo de uma V6, a equipe percorrerá uma distância de 300 milhas (482 km), remando cerca de 50 milhas (80 km) por dia, de Key West a Fort Pierce, no estado da Flórida.
Ao fim de cada etapa, será feito um evento aberto aos populares para realização de rifas e leilões de caridade.
O montante arrecadado este ano será revertido para as ações de caridade do Navy SEAL Museum, que oferece bolsas de estudo para crianças da comunidade de Operações Especiais, apoio familiar para necessidades médicas não cobertas pelo financiamento federal e um projeto K9 que fornece cães de assistência especialmente treinados para veteranos.
É possível doar também pela página do projeto através de um sistema de crowdfounding. O objetivo é arrecadar US$ 12.500 e antes mesmo da remada começar, já foram doados US$ 10.400.
Para saber mais sobre o projeto, acesse beyondtheteams.networkforgood.com/projects