1ª escola pública de va’a de Santos é inaugurada com batismo de canoas havaianas

Compartilhe
escola pública de va’a de Santos
Cauê Serra (ao centro) realizou a cerimônia de batismo das duas canoas havaianas da escola. Foto: Raimundo Rosa / PMS

No último sábado (05) a 1ª escola pública de va’a de Santos (SP) iniciou suas atividades com uma grande festa nas areias e no mar da Ponta da Praia.

O evento, realizado junto ao posto de salvamento 7, foi marcado pelo batismo das canoas ‘Ponta da Praia’ e ‘Quebra-Mar’ (no bairro do José Menino), em referência à orla e ao lugar onde o esporte começou. Precursores da modalidade, incentivadores do esporte e autoridades municipais participaram da cerimônia.

Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), a nova escola é voltada a pessoas de 14 a maiores de 60. As primeiras 48 vagas foram já preenchidas no primeiro dia de matrícula, e a previsão e de que, dentro de quatro meses, quando os primeiros alunos concluírem a iniciação, nova turma será atendida.

Responsável por introduzir a modalidade no Brasil e primeiro campeão brasileiro de canoagem, Fábio Paiva foi homenageado no evento e recebeu os cumprimentos do prefeito Rogério Santos. “A canoa havaiana é um grande exemplo de esporte, saúde e de cidadania, porque se as pessoas não remarem juntas, independente das suas diferenças, a canoa não sai do lugar. Obrigado Fábio Paiva pelo seu pioneirismo e parceria ao longo dos anos”.

Batismo de canoas da 1ª escola pública de va’a de Santos

escola pública de va’a de Santos
Cerimônia de inauguração contou com a presença de políticos e personalidades do esporte na regição. Foto: Raimundo Rosa / PMS

O batismo das canoas ‘Ponta da Praia’ e ‘Quebra Mar’ coube ao pentacampeão brasileiro individual, vice-campeão mundial por equipes e top 10 no campeonato mundial individual, Cauê Serra, que é entusiasta da cultura polinésia e líder da base de canoagem Hoe Mana Canoe Clube.

O atleta destacou que a canoa não é só uma ferramenta de ensino esportivo, mas também de formação de valores. “A ideia de remar junto com mais cinco pessoas visa ensinar a lidar com as diferenças e se unir para mover a canoa para frente. Batizar a canoa é honrar essas raizes e a reavivar a filosofia de união”.

escola pública de va’a de Santos
Posto 7, em Santos, funcionará como a base da escola. Foto: Raimundo Rosa / PMS

Em sua primeira fase, a 1ª escola pública de va’a de Santos oferecerá 48 vagas disponíveis, sendo 12 para cada categoria. As aulas começam no dia 8 de novembro e todas as vagas já foram preenchidas. No entanto, no decorrer do curso, os alunos que desistirem ou que não forem assíduos poderão ser desligados.

Interessados deverão comparecer ao Centro Esportivo e Recreativo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº, Ponta da Praia) para obter mais informações. 

Fonte: Prefeitura de Santos

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe