Shell Va’a vence 2ª etapa da Hawaiki Nui e abre liderança; equipe de Robert Almeida chega em 3º
Shell Va'a vence 2ª etapa da Hawaiki Nui 2023 e abre liderança; equipe com participação do brasileiro ... leia mais
Fort Boyard Challenge é uma competição tradicional de downwind disputada há quinze anos em Charente-Maritime, França.
No início, a prova era realizada entre modalidades à vela, como o Wind surf e a classe Lazer, mas, com o tempo, outras modalidades foram sendo inseridas, até a entrada do stand up paddle, que muito contribuiu para a popularização do evento.
Este ano, o Fort Boyard Challenge foi realizado em três modalidades: SUP, Va’a e Windsurf, divididos em subcategorias.
Em meio à incertezas por conta da pandemia de Covid-19, a França, após um período rigoroso de distanciamento social e quarentena, conseguiu reduzir e controlar o número de casos de contágio, fato que possibilitou a retomada de eventos esportivos, como foi o caso da Vendee Gliss 2020.
Dessa forma, 419 competidores marcaram presença no litoral francês para competir e confraternizar em mais uma edição da Fort Boyard Challenge.
A edição 2020 da prova registrou também um recorde de participação de 22 equipes de va’a.
O grande destaque da modalidade foi o clube Medoc VA’A, atual campeão francês, que alcançou a primeira colocação em três categorias: Masculino, Feminino e Master.
As disputas foram realizadas ao longo de dois dias de provas, onde o somatório dos dois melhores resultados revelaria os campeões.
Assim, além da impressionante campanha do Medoc VA’A na canoa polinésia, Olivia Piana e Noïc Garioud foram os grandes campeões no SUP race, prova que contou com a participação de nomes como Sonni Hönscheid e Titouan Puyo.