Campeonato Santista Feminino de Canoa Havaiana: Wahines brilham em Santos
Edição de 2022 do Campeonato Santista Feminino de Canoa Havaiana contou com a presença de 18 equipes nas ... leia mais
Santa Monica, na Califórnia (EUA), recebeu no último final de semana o US Open of SUP, competição válida como primeira etapa do circuito mundial de SUP Race profissional, o APP World Tour.
A competição, realizada no sábado e domingo, contou com dois modelos de provas diferentes: Race Técnica e Longa Distância, uma em cada dia.
Disputada em um circuito curto, com aproximadamente 300 metros, a prova de Race Técnico abriu oficialmente a competição no sábado (25).
Disputada em baterias eliminatórias, os competidores largavam da praia, varavam a arrebentação, contornavam uma boia no outside e voltavam para areia para então repetir o trajeto e definir a disputa no sprint final, correndo na praia até o pórtico de chegada.
A final masculina foi decidida entre o brasileiro David Leão, Arthur Arutkin (FRA), Connor Baxter (HAV) e Mo Freitas.
Nos últimos metros antes da linha de chegada, Arthur Arutkin parecia ter garantido o título e surfava uma marola no inside rumo à glória quando Connor Baxter, de forma sobrenatural imprimiu um sprint bizarro alcançando o francês ainda na água, para em seguida ultrapassá-lo na corrida na areia. Mo Freitas veio em seguida na terceira colocação, com David Leão em quarto lugar. Eri Tenório não conseguiu se classificar para a final do Race Técnico
Assista ao recap da final técnica do US Open of SUP:
Já a final feminina do Race Técnico foi decidida entre as estadunidenses April Zilg, Candice Appleby, Soryn Peterson e a argentina Juliette DuHaime.
April Zilg, sem surpresa, venceu com folga a disputa, seguida pela legend Candice Appleby. Na terceira colocação veio a remadora local Soryn Preston, de apenas 13 anos, e Juliette DuHaime, fechando o pódio em quarto lugar. Lena Guimarães e Aine Adisaka não conseguiram se classificar para final do Race Técnico.
No domingo foi vez da prova de longa distância que determinaria os campões da etapa através da soma dos resultados com a prova técnica do dia anterior.
A disputa de 16 km foi realizada com uma largada na famosa praia de Malibu e chegada no píer de Santa Monica, onde estava localizada a sede do evento.
Foi uma prova dura e bastante confusa por conta da forte neblina que limitou muito a visibilidade, confundiu vários remadores e até mesmo a lancha madrinha da prova.
O australiano Michael Booth foi um dos competidores que se sentiu prejudicado. Seguindo a lancha madrinha em meio ao nevoeiro, ele acabou fazendo uma linha errada, em direção ao alto mar, ao invés de seguir para a praia. Muitos acabaram por segui-lo nessa direção.
Contudo, outros competidores, como o peruano Itzel Delgado, decidiram deixar e seguir a lancha madrinha e passaram a remar mais próximo da costa. Decisão que se mostrou acertada.
Aos 1:41:49 de prova, Itzel Delgado foi o primeiro competidor a cruzar a linha de chegada, seguido pelo jovem estadunidense Bodie Von Allmen.
Alguns minutos depois chegaram o japonês Shuri Araki, em terceiro, e Connor Baxter, em quarto lugar.
Eri teório foi o melhor brasileiro na prova, chegando em sexto lugar, seguido por outro brasileiro, Thiago Giacomelli, em sétimo lugar.
Inconformado com o resultado, Michael Booth, que acabou chegando longe dos finalistas, formalizou um protesto pedindo a anulação da prova, que após muita discussão, foi rejeitado.
O australiano, contudo, foi às redes sociais manifestar seu descontentamento:
“Que dia decepcionante. Acreditei que a APP havia colocado um comandante para orientar os remadores, apenas para ser desviado completamente do curso cerca de três quilômetros em meio à neblina espessa pela lancha madrinha”, escreveu Michael Boot.
Entre as mulheres, as estadunidenses April Zilg e Candice Appleby repetiram o pódio do dia anterior chegando, respectivamente, em primeiro e segundo lugar.
Stephanie Shideler (EUA) veio na terceira colocação, com a brasileira Lena Guimarães Ribeiro fechando o pódio em quarto lugar.
Com a conclusão da prova, o resultado Overall da prova ficou determinado da seguinte maneira:
1 – April Zilg (EUA)
2 – Candice Appleby (EUA)
3 – Juliette DuHaime (ARG)
4 – Giannisa Vecco (PER)
5 – Aline Adisaka (BRA)
6 – Lena Guimarães (BRA)
1 – Connor Baxter (HAV)
2 – Itzel Delgado (PER)
3 – Bodie Von Allmen (EUA)
4 – Shuri Araki (JAP)
*6 – Eri Tenório
*10 – David Leão