São Sebastião dá a largada ao Brasileiro de Canoagem Oceânica 2019
Evento realizado no último final de semana na Praia Deserta reuniu dezenas de remadores durante a ... leia mais
Uma das mais longas provas de remada do mundo (715 km), a Yukon River Quest (YRQ), está confirmada para acontecer entre os dias 22 a 25 de junho de 2022. As inscrições foram abertas no dia 15 de novembro a competidores de todo mundo.
No início de 2021, devido às restrições de locomoção e fronteiras fechadas em razão da pandemia de Covid-19, os organizadores chegaram a confirmar uma edição Yukon River Quest fechada para residentes do Canadá em junho deste ano.
Contudo, a competição acabou sendo cancelada menos de 24 horas antes do início, após autoridades locais emitirem avisos de enxurradas nas nascentes do rio Yukon, e o forte fluxo das águas foi considerado muito perigoso para os remadores e voluntários do evento.
Agora, ao que parece, a competição poderá finalmente ser realizada após dois anos de espera. Mais informações podem ser obtidas através do site oficial da YRQ: yukonriverquest.com.
A Yukon River Quest recebe esse nome pois atravessa terras tradicionais das cinco Primeiras Nações Yukon e homenageia as culturas daqueles que viveram à margem do rio e o nutriram por séculos.
A prova é também conhecia como a “Corrida do Sol da Meia-Noite” por ser a única competição de remada em que os competidores remam sem parar em um rio selvagem e sob um céu que nunca escurece, por estarem no extremo norte do planeta.
Essa peculiaridade, somada à distância extrema de 715 quilômetros, tornaram a YRQ uma das competições de remada mais desejadas por aqueles que buscam testar seus limites.
Nos dois anos anteriores à pandemia de Covid-19, mais de 100 equipes se inscreveram, o que levou os oficiais da corrida a ajustar o limite de inscrições para 150 equipes.
Durante a última edição, em 2019, 117 remadores estavam na linha de largada (um novo recorde), e 86 deles terminaram a prova.
É possível competir por equipes ou solo. As modalidades são: SUP, C1, K1, C2, K2, C4, VC6 e VC8.
Em 2019 o editor do site SUP Racer, Chris Parker, participou da prova remando de SUP e registrou a experiência em um documentário chamado “Chased by the Midnight Sun”, que pode ser assistido na íntegra, abaixo: