Conversamos com Heyner Fortunato, idealizador do Circuito SUP Surf Nordeste

Compartilhe
Circuito SUP Surf Nordeste
Heyner Fortunato em Aueras Point, Ceará. Foto: Pedro Bala

Atualmente ocupando a diretoria da ASUP-CE, o cearense Heyner Fortunato é um competidor de longa data do circuito cearense e que nos últimos anos vem se destacando também nos bastidores do esporte.

Sempre envolvido de forma pró-ativa tanto na organização do circuito cearense, quanto em eventos nacionais realizados no Ceará, como o Molokabra, Heyner agora se prepara para lançar um circuito de SUP Wave que envolva toda a região nordeste.

A inciativa, batizada de Circuito SUP Surf Nordeste, será um grande circuito nordestino da modalidade com a previsão de cinco etapas a serem realizadas em 2021.

A primeira acontecerá de 15 a 17 de janeiro, durante o Remo Fest, em Pernambuco. Evento que será transmitido ao vivo no AlohaSpiritMidia.

Em conversa com Luciano Meneghello, Heyner passa mais detalhes sobre o Circuito SUP Surf Nordeste. Confira:

Como surgiu a ideia de se criar o Circuito SUP Surf Nordeste?

A ideia do Circuito surgiu a partir do momento que nós percebemos, durante a realização das etapas do circuito cearense da ASUP-CE, na praia de Paracuru, a participação de vários atletas de outros estados (do Nordeste) como RN, PB, PE e BA.

Devido à falta de campeonatos nesses outros estados os atletas se interessavam em vir para o Ceará.

Após a realização da etapa de 2019, conversamos com vários atletas e formamos um grupo no Whatsapp para interagirmos melhor e reunir no grupo outros atletas que não puderam competir.

Criei o Nome SUP Surf Nordeste inspirado no circuito brasileiro Super Surf e a partir daí sugeri a todos os atletas para realizarmos etapas em cada estado e fomentar mais adeptos para a modalidade.

Circuito SUP Surf Nordeste
Durante o Molokabra, prova em que atuou ativamente na raia e nos bastidores. Foto: Knal Esporte

O Circuito SUP Surf Nordeste já tem quantas etapas confirmadas?

A única etapa 100% confirmada é a do evento Remo Festival realizada pelo grupo SUP Clube Wave de Pernambuco.

Mas temos mais quatro etapas agendadas, totalizando um circuito de cinco etapas durante o ano.

Porém, devido à pandemia e aos protocolos da covid-19, estamos avaliando um caso de cada vez.

A próxima etapa programada, após o Remo Fest de Pernambuco, é a do Ceará, em fevereiro. Mas ainda estamos avaliando e poderemos ter mudança de data por conta dos decretos estaduais.

As outras etapas planejadas são na Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia ainda a confirmar.

Pódio da categoria Máster da ultima etapa do Cearense de SUP em 2020, em Paracuru (da esq. para dir): Demétrio Santo, Heyner Fortunato, José Abílio e Júnior Manteiga

Vocês contataram a CBSUP para tentar transformar alguma dessas etapas em Brasileiro?

Ainda não tivemos contato com a CBSUP, mas o circuito seguirá toda parte técnica conforme estabelece o regulamento da confederação. Informamos a presidência da CBSurf e as federações de surf de cada estado estão cientes da realização do Circuito.

Esse ano será um formato independente, mas nosso objetivo é formar uma liga nordestina de atletas para que possamos no próximo ano ter um circuito bem planejado e com mais patrocinadores e quem sabe dentro de uma etapa ser validada como uma etapa do Brasileiro.

Circuito SUP Surf Nordeste
Heyner e Carol Barcellos durante etapa do Cearense de SUP Wave. Foto: Talles Freitas

Ao contrário das outras regiões do Brasil onde o SUP Wave deu uma estagnada, a modalidade continua crescendo no Nordeste. Em sua opinião, qual seria o motivo?

Acredito que o Brasil tem um grande potencial para ter uma renovação de atletas na modalidade, o crescimento acho que vem do incentivo das associações locais e das federações de surf, pois o SUP é apenas mais uma versão do surf e os eventos competitivos, assim como oficinas com atletas mais experientes, sempre ajudam a incentivar mais.

No Nordeste tem vários “watermans” que querem sempre estar na água, seja surfando de pranchinha, de kite ou de SUP. O objetivo é aproveitar as condições que a natureza oferece.

Há uma tendência mundial da volta do SUP Longboard, o Circuito SUP Surf Nordeste tem planos para incluir a modalidade?

Sim a modalidade SUP Longboard é bem legal, pois agrega mais a galera dos pranchões, mas é bem específico para certo picos de surf.

Já tivemos em uma etapa na praia do Iguape em Aquiraz, junto com uma prova de Race Técnico. Tendo os atletas para participar pode ser feito sim sem problemas.

O Circuito SUP Surf Nordeste já conta com algum site ou perfil no Instagram?

Sim, já temos o perfil @supsurfnordeste e o site está em desenvolvimento e produção de conteúdo que faremos nessa primeira etapa. Ele funcionará no domínio www.supsurfnordeste.com.br.

Compartilhe