Federação Taitiana de Va’a espera um cronograma “quase normal” em 2021
Diretoria da Federação Taitiana de Va'a fala sobre o calendário de competições de canoagem polinésia em ... leia mais
Após um início promissor no sábado, que rendeu três medalhas ao Brasil, a equipe brasileira voltou a se destacar no Pan-Americano de Surf, PASA Games 2024, durante o segundo dia de competições em Lima, Peru. As provas de SUP Surf, nas categorias masculina e feminina, e bodyboard feminino marcaram o domingo de disputas, com boas condições de ondas em Punta Rocas, palco do evento.
O SUP brasileiro começou forte a competição. Wellington Reis, Luiz Diniz, Aline Adisaka e Gabi Sztamfater venceram suas baterias, garantindo as primeiras colocações.
No SUP Surf feminino, Aline Adisaka somou 10 pontos, enquanto Gabi Sztamfater alcançou 9,66 pontos. Outros destaque foram a argentina Lucía Cosoleto, duas vezes campeã mundial, somando 11,33 pontos, e a peruana Vanía Torres, que obteve o maior pontuação da rodada: 15,34 pontos.
Na categoria masculina de SUP Surf, o nível técnico foi elevado, com atletas demonstrando fluidez, força e grande habilidade nas manobras. Luiz Diniz foi o grande destaque, alcançando o maior score combinado do torneio até agora, com 18,13 pontos. Wellington Reis também se saiu bem, somando 14,24 pontos, seguido pelo peruano Tamil Martino (14,77 pontos) e o chileno Gabriel Salazar (12,17 pontos).
No bodyboard feminino, Maira Viana, atual campeã mundial da IBC, liderou seu heat com 12,33 pontos, enquanto a chilena Paloma Freyggang, campeã pan-americana, alcançou 10,60 pontos. Luz Marie Grande, de Porto Rico, também se destacou, com um score combinado de 9,44 pontos.
Na terceira rodada da categoria masculina, os atletas enfrentaram ondas maiores e mais desafiadoras, o que proporcionou manobras de maior complexidade. Entre os melhores da rodada estiveram Alonso Aguilar, do México, com 13,40 pontos, Kevin Torres, do Chile, com 13,05 pontos, e o panamenho Edwin Nuñez, que virou seu heat com uma nota de 9 pontos, somando 15,83 no total, à frente do chileno Moises Silva, que terminou com 15,53 pontos. Ambos avançaram com os melhores scores da categoria.
As competições continuam nesta segunda-feira (7), com mais disputas de SUP Surf e Bodyboard, a partir das 10h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da PASA.