Mundial da ICF: Michael Booth e Esperanza Barreras vencem na Longa Distância
Michael Booth (AUS) e Esperanza Barreras (ESP) faturaram a medalha de ouro nas provas de longa distância ... leia mais
Com janela de espera de 04 a 16 de janeiro, a mítica onda de Pipeline, na costa norte de Oahu, Havaí, recebe mais uma edição do Da Hui Backdoor Shootout in memory of Duke Kahanamoku.
O evento, que é realizado anualmente na onda mais cobiçada e temida do mundo, é diferente da maioria das competições de surfe tradicionais e a única realizada em Pipeline e Backdoor aberta a diversas modalidades de surfe.
Ao longo de quatro dias de disputa serão realizadas competições de surfe shortboard, longboard, bodysurf e SUP. Sem dúvida uma das competições que mais preservam o verdadeiro espírito do surfe e que simboliza uma homenagem dos Da Hui, como são conhecidos os locais do North Shore, ao pai do surfe moderno, Duke Kahanamoku.
A competição, no entanto, é fechada e somente convidados (havaianos em sua grande maioria) podem participar. Raríssimas exceções incluem nomes de fora e em 2019 pela primeira vez na história do evento um brasileiro foi cotado para participar da competição de SUP.
O capixaba Lucas Medeiros chamou a atenção da comunidade local em sua última temporada havaiana por conta de suas performances em Oahu e Maui e que incluiu uma indicação ao prêmio “Wave of the Winter” numa das raras vezes em que ondas surfadas por SUP surfistas foram incluídas na disputa.
Nesta temporada, o brasileiro segue puxando os limites do surfe com remo, como mostra essa sequência registrada pelo fotógrafo Bidu Correia em um dia grande e pesado em Rocky Point:
[su_custom_gallery source=”media: 14977,14978,14979,14980,14981″]
Sobre a queda, o brasileiro comenta: “Nesse dia eu caí em Gas Chamber e Rocky Point. Estava grande e muito bom. Normalmente lá quebra surfável até quatro pés, mas vinham séries de até dez pés com formação muito boa. Fiz esse drop despencando do lip, e completei um ‘tubo reto’, consegui sair e a galera se amarrou“, revela o capixaba.
Lucas será o primeiro alternate da disputa de SUP, ou seja, caso algum dos convidados não compareça ao evento, o brasileiro será o primeiro da lista a entrar.
Ele conta que o convite surgiu a partir de uma conversa do Top brasileiro Wiggolly Dantas com o “Xerife do North Shore” e idealizador do evento, Eddie Rothman, que curte stand up paddle:
“O Wiggolly é muito respeitado aqui no North Shore e normalmente fica hospedado na casa de Eddie Rothman. Quando fizeram a lista de convidados, ele falou de mim para o Eddie que concordou em me colocar como primeiro alternate. Pra mim é uma honra! Se tudo der certo, terei o privilégio de surfar Pipeline e Backdoor com somente mais cinco cabeças na água! Um sonho!”, conta Medeiros.
O Da Hui Backdoor Shootout in memory of Duke Kahanamoku foi oficialmente aberto no último sábado (30) com uma bela cerimônia de abertura que contou com a presença de respeitados membros da comunidade havaiana.