Janeiro Branco: ASUP-CE promove remada em prol da Saúde Mental
Associação pretende reunir 100 remadores no Ceará para ação em prol da campanha Janeiro Branco, durante o ... leia mais
No último sábado, 07 de novembro, cerca de 150 voluntários participaram de uma ação de limpeza das margens do rio Paraguai, que banha a cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul.
A ação voluntária, que começou com a iniciativa de um grupo de amigos, denominada “Equipe Selva” e hoje é intitulada “Por um Pantanal mais limpo, porque esse patrimônio também é nosso”, contou com 50 embarcações que deram suporte aos voluntários, entre eles, remadores de Stand Up Paddle, como a atleta Monica Salustiano Luckner:
“Nós que remamos sempre nessas águas temos um carinho especial pelo rio Paraguai e fizemos questão de participar da ação”, conta Monica.
O Porto Geral de Corumbá foi um dos pontos de partida dos voluntários que se uniram para fazer uma verdadeira “faxina”, na área portuária do município, de Ladário e em áreas próximas do rio Paraguai.
A ação teve o suporte de empresas privadas e instituições, como a Marinha do Brasil, Capitania Fluvial, Corpo de Bombeiros, empresas do ramo de turismo, Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (Acert) e Associação dos Professores de Educação Física de Corumbá (APEF).
Todas as frentes de coleta recolheram muito lixo, mais de 4 toneladas: “Era todo tipo de lixo, garrafas de vidro, garrafas pet, muitos pneus, cadeiras, barras de ferro, até fogão e máquina de lavar. Impressionante a quantidade de entulho recolhido nas encostas do rio Paraguai“, esclareceu Marcio José Tiaen, um dos organizadores da ação, ao jornal Diário Corumbaense.
Ao final da ação, a Unipav, responsável pela coleta de lixo na cidade, disponibilizou caminhão para levar tudo o que foi recolhido para o aterro sanitário. Também houve coleta seletiva de parte dos materiais.
Fonte: diarionline.com.br