Elite taitiana anuncia boicote à Super Aito 2023
20 dos mais conceituados remadores taitianos anunciaram a intenção de boicotar a Super Aito 2023 por ... leia mais
Em 2016, após ter acesso ao resultado de um estudo que demonstrava a quantidade alarmante de lixo plástico despejado anualmente nos oceanos, o educador físico Jan Daniel Lorenzon resolveu tomar uma atitude.
Unindo a prática do stand up paddle com ações de limpeza de praias, e, ainda palestras de educação ambiental em escolas, Daniel fundou o Projeto Remar Limpar Ensinar (RLE).
Na primeira ação promovida pela RLE, Daniel remou ao longo dos 200 km que separam as cidades de Laguna e Penha, realizado ações de limpeza em praias pelo caminho.
Ao final dessa expedição, foram retirados 13.586 objetos das areias, com o envolvimento de envolvendo mais de 300 pessoas.
Em sua ação mais recente, feita em 2019, o Remar Limpar Ensinar saiu de Florianópolis, passou pela praia de Itapoá e foi até a Ilha do Mel, no Paraná.
Na ocasião, Daniel Lorenzon e seu parceiro, o geógrafo Fabricio Almeida, coletaram 15 mil objetos e sensibilizaram 2 mil crianças nas ações do projeto.
Em 2021, o projeto Remar Limpar Ensinar (RLE), pretende iniciar mais uma expedição partindo da Ilha do Mel (PR) rumo ao estado do Rio de Janeiro.
A expedição planeja passar por 19 municípios e mais de 380 praias com a meta de recolher cerca de 40 mil resíduos, equivalente a duas toneladas.
O RLE agora busca apoio para viabilizar essa ação que, todavia, poderá vir através de uma votação.
A iniciativa está entre as cinco finalistas de uma concorrência internacional da European Outdoor Conservation Association (EOCA), que contou com 188 projetos do mundo todo e agora, até o dia 22 de outubro, entra na fase final de votação online.
O projeto mais votado será apoiado pela associação e o Remar Limpar Ensinar (Paddling, Cleaning, Teaching) está entre os cinco finalistas, sendo a única iniciativa vinda do Brasil na disputa.
Para votar no projeto ajudar o Remar Limpar Ensinar a vencer o concurso clique AQUI.