Por dentro do Mundial da ISA 2024

Compartilhe
Assista ao vídeo oficial com os melhores momentos das disputas de Paddleboard e SUP Race Técnico do Mundial da ISA
Medalhista na categoria Júnior, Rebeka Klotz no Mundial de 2023, integra novamente a equipe brasileira na Dinamarca. Foto: ISA

O Mundial de SUP e Paddleboard (WSUPPC) da International Surfing Association (ISA) 2024 tem sua abertura oficial no próximo domingo, 15 de setembro, na Dinamarca. O evento, que reúne as mais fortes equipes nacionais do mundo, promete muitas emoções. Aqui vão 10 informações essenciais para você ficar por dentro dessa grande competição:

1. Local do Evento O Mundial de SUP e Paddleboard retorna à Dinamarca, sete anos após o país sediar seu primeiro evento da ISA em 2017. Este ano, o campeonato acontecerá em Copenhague, com as corridas de SUP e Paddleboard espalhadas pelos belos canais e pela costa da cidade.

2. Os Competidores Mais de 180 atletas, representando 40 países, estarão em Copenhague. A competição contará com a participação de oito novas equipes, vindas de três continentes: Letônia, Líbano, Noruega, Escócia, Senegal, Eslováquia, Coreia do Sul e Tailândia, que competirão pela primeira vez no WSUPPC.

3. Equipe brasileira Como ocorre desde a primeira edição do Mundial da ISA, o Brasil marcará presença no evento. A equipe brasileira é formada por Jessika Moah, Lena Guimarães Ribeiro, David Leão, Eri Tenório, Jader Andrade, Larissa Lima, Guilherme Dos Reis, além dos juniores João Newmann e Rebeka Klotz que terão todas as despesas de viagem cobertas pela CBSurf, como parte do projeto de incentivo às categorias de base do stand up paddle brasileiro.

4. Campeões Retornando O nível da competição promete ser altíssimo, com vários medalhistas de ouro retornando, como Christian Andersen (Dinamarca), Claudio Nika (Itália), Duna Gordillo (Espanha) e Michael Booth (Austrália), além dos campeões mundiais de 2023: Cecilia Pampinella (Itália), David Buil (Espanha), Esperanza Barreras (Espanha) e outros grandes nomes do esporte. O Brasil, contudo, vem com uma equipe forte e tem grandes chances de medalha em todas as categorias.

5. As Disciplinas O Mundial contará com sete disciplinas, nas quais serão distribuídas medalhas:

  • Corrida Técnica de SUP (masculino e feminino)
  • Corrida Técnica de SUP Sub-18 (masculino e feminino)
  • Corrida Técnica de Paddleboard (masculino e feminino)
  • Corrida de Distância de SUP (masculino e feminino)
  • Corrida de Distância de Paddleboard (masculino e feminino)
  • Corrida Sprint de SUP (masculino e feminino)
  • Revezamento em Equipes

6. Os Percursos A competição terá quatro diferentes percursos: Corrida Técnica, Corrida de Distância, Corrida Sprint e Revezamento em Equipes. Cada percurso foi pensado para desafiar os atletas de classe mundial, ao mesmo tempo em que destaca a beleza de Copenhague.

7. Cobertura Aloha Spirit Mídia O Aloha Spirit Midia fará cobertura de todo o evento, publicando matérias sobre os dias de competição e informações sobre a equipe brasileira que poderão ser acompanhadas através de nosso site e redes sociais.

8. Onde Assistir Ao Vivo As transmissões ao vivo do evento estarão disponíveis no site oficial da ISA (www.isasurf.org) entre os dias 16 e 22 de setembro. No site, você também poderá conferir os resultados, fotos, vídeos e notícias sobre o campeonato.

9. Programação Confira as datas mais importantes do Mundial:

  • 16 de setembro: Desfile das Nações e Cerimônia de Abertura
  • 17 e 18 de setembro: Corridas Técnicas (Praia)
  • 19 de setembro: Revezamento em Equipes (Praia)
  • 20 de setembro: Dia de descanso e mudança para o Porto
  • 21 de setembro: Evento Massivo de SUP e Corrida de Longa Distância (Cidade)
  • 22 de setembro: Corrida Sprint, Cerimônia de Encerramento e Premiação (Cidade)

10. Relação da ISA com a Dinamarca A Dinamarca tem uma longa e rica história com a ISA, graças a atletas como Casper Steinfath, um dos maiores campeões da história do SUP, com seis títulos mundiais. Steinfath conquistou seu primeiro título mundial no Peru, em 2013, em uma disputa acirrada com o lendário Jamie Mitchell, da Austrália. Hoje, Jakob Faerch, também dinamarquês e atual presidente da Federação Dinamarquesa de Surf e SUP, é um dos principais responsáveis pela volta do Mundial à Dinamarca.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe