Amizade e rivalidade em ação no Aloha Spirit Ilhabela
Ícones do SUP feminino mundial, brasileira Aline Adisaka e norte-americana Fiona Wylde falam sobre ... leia mais
Enquanto os amantes da provas de SUP race acompanham as disputadas da 11 City Tour, muita gente se admira com a quantidade de canais navegáveis que entrecortam a Holanda.
Com boa parte de suas terras abaixo do nível do mar (daí o nome “Países Baixos”) os holandeses expandiram os canais por quase todo seu país para que a Holanda literalmente não fosse inundada pelo mar.
Essa canalização fez com que se criassem também vias adicionais para circulação. Várias cidades possuem embarcações destinadas ao transporte público, que trafegam pelas hidrovias dos canais, juntamente com barcos particulares e, mais recentemente, muitos SUP’s.
Por volta de 2010, quando o stand up paddle explodiu na Europa, os holandeses viram ali o brinquedo perfeito para unir o útil ao agradável.
Hoje, principalmente nas grandes cidades, onde as vias urbanas terrestres são bem congestionadas, é comum notar moradores bem agasalhados usando as pranchas com remo para se locomover pela cidade através dos canais.
Em Amsterdã, onde o SUP já é bem difundido, acontecem encontros extremamente populares, como o Hiswa Sup Tour, evento ligado a uma feira do segmento náutico que é realizado desde 2013.
O remadão é inspirado nos encontros de bikers, só que, ao invés de pedalar pelas ruas da cidade, os participantes saem remando pelos canais. Contudo, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi cancelado nos anos de 2020 e 2021, mas há a possiblidade de sua volta este ano.