
Com 4º lugar na V6 Open, Brasil encerra Mundial de Va’a com resultado histórico
Na categoria Open, Remadores da He’e Nalu chegam entre as quatro melhores nações do va’a no dia de ... leia mais
A Federação Internacional de Canoagem (ICF) anunciou a estreia de uma prova de Sprint de 100 no Mundial de Stand Up Paddle deste ano, que será realizado entre os dias 19 e 24 de novembro em Sarasota, na Flórida, substituindo a tradicional prova de 200 metros por uma versão mais curta e intensa.
A ICF acredita que esta nova modalidade tonará a competição ainda mais eletrizante, com baterias que durarão de 25 a 30 segundos — metade do tempo das provas anteriores. O formato rápido exigirá muita explosão e técnica dos atletas, garantindo também um grande espetáculo para os espectadores.
Os competidores percorrerão a distância em raias delimitadas por boias, e o evento contará com um sistema de photo finish para garantir julgamentos precisos e justos. “Esta prova de 100 metros é perfeita para os atletas com habilidades de velocidade. Será uma excelente plataforma para esses remadores mostrarem todo o seu talento”, destacou Noemi Horvath, presidente da Comissão de SUP da ICF. “Sarasota é o lugar ideal para essa competição, com águas calmas e estrutura profissional, onde as habilidades de sprint finalmente poderão ser evidenciadas.”
Outra novidade é que, pela primeira vez, o sistema de pontuação para o Ranking Mundial do SUP contemplará as categorias Júnior e Master. Os pontos adquiridos ao longo do ano terão impacto direto na formação das baterias e no seeding para as provas técnicas e de sprint no Mundial.
O ranking começou a ser construído em abril, com a primeira etapa do World Ranking Series realizada em Lago delle Nazioni, na Itália. Depois, passou por Villach e Lake Faak, na Áustria, e pela penúltima etapa em Falkenberg, na Suécia, em agosto. A última oportunidade para os atletas somarem pontos ocorreu na Copa do Mundo da ICF, em Agios Nikolaos, na Grécia, de 27 a 29 de setembro.
Com a inscrição de atletas de todas as partes do mundo, especialmente nas categorias de base, a expectativa é de confrontos intensos em Sarasota. Informações detalhadas sobre as provas e o regulamento oficial do campeonato podem ser encontradas no site da ICF.