Começa o Brasileiro de Va’a Velocidade
Começam as disputas do Brasileiro de Va’a Velocidade em Niterói (RJ) reunindo os mais velozes ... leia mais
Vinnicius Martins garantiu mais uma medalha de bronze para o Brasil durante as competições de SUP Race Técnico realizadas nesta quarta-feira (27), no Mundial de SUP e Paddleboard da ISA.
O evento de hoje encerrou as disputas de SUP Race e Paddleboard do mundial. Ao longo do dia, foram realizadas as provas técnicas de Paddleboard, SUP Júnior e as finais da categoria Open de SUP.
A primeira categoria a entrar na água foi o Paddleboard. Primeiro a prova feminina e, em seguida, a prova masculina.
Dois brasileiros participaram dessa rodada: Rogerio Mello e Sinara Pazos, ambos foram bem mas não fizeram pódio. Rogério ficou com a oitava colocação e Sinara terminou a prova em sexto.
Julen Marticorena (FRA), entre os homens, e Itzar Abascal (ESP), entre as mulheres, ficaram com a medalha de ouro.
O Pódio ficou definido da seguinte maneira:
1 Julen Marticorena FRA
2 Bart Schade EUA
3 Carlos Alonso Ruiz ESP
4 Andrew Byatt ING
1 Itziar Abascal ESP
2 Yurika Mitsui JPN
3 Cornelia Rigatti ITA
4 Tiana Pugliese EUA
Em seguida, foi a vez da nova geração do SUP Race entrar em ação com as provar de SUP Race Técnico Junior. Nossos representantes foram Murilo Rosa e Iasmim Moraes.
Murilo terminou a prova na nona colocação e Iasmim ficou em quinto, a uma posição da medalha de cobre.
O fenômeno do SUP Race Jade Howson (EUA), medalha de ouro na prova de Sprint levou mais um ouro pra casa, dessa fvez na categoria feminina do SUP Junior, enquanto o jovem dinamarquês Christian Andersen foi medalha de ouro na categoria masculina.
O Pódio ficou definido da seguinte maneira:
1 Christian Andersen DIN
2 Rai Taguchi JPN
3 Marius Auber FRA
4 Tyler Bashor EUA
1 Jade Howson EUA
2 Duna Gordillo ESP
3 Laura Dal Pont ITA
4 Anaïs Guyomarch FRA
Para encerrar o dia, aguardada final prova de SUP Race Técnico com a presença de grandes nomes do cenário mundial.
Vinnicius Martins, Luiz Guida “Animal” e Jessika “Moah” foram nossos representantes na categoria, todo os três classificados após garantirem a vaga pela fase eliminatória disputada no dia anterior.
As mulheres foram as primeiras a entrar na água e Moah fez uma excelente largada, assumindo as primeiras posições logo no início da prova. Porém, após a primeira volta, a brasileira foi perdendo algumas posições. Na reta final, tentou uma reação, mas já não havia mais tempo para conquistar mais uma medalha e Moah terminou a prova na sétima colocação.
Esperanza Barreras, da Espanha, ficou com a medalha de ouro.
No masculino, Vinnicius fez uma excelente largada; Animal, também largou bem e ambos os brasileiros mantiveram-se entre os primeiros colocados até a segunda volta.
No entanto, Titouan Puyo estava realmente inspirado e deu uma verdadeira aula de surfe e contorno de boia com uma prancha 14 pés. O francês, que é local da paradisíaca Nova Caledônia, botou quase um minuto de vantagem sobre os demais competidores e cruzou a linha de chegada sem ser ameaçado.
Vinnicius travou uma briga forte contra Connor Baxter (EUA), até que na reta final o brasileiro conseguiu abrir vantagem. Porém, a poucos metros da areia, quando a prata era tida como certa para Vinni, Baxter, num Sprint extraordinário chegou junto e ultrapassou o brasileiro, que só percebeu a aproximação de Connor quando já era tarde demais.
Vinni, no entanto, garantiu o bronze e mais uma medalha para o Brasil, que agora está com um toral de três medalhas, duas de Vinni (ouro e bronze) e uma Moah (prata).
Luiz Guinda “Animal” terminou a prova na sexta colocação.
1 Esperanza Barreras ESP
2 Amandine Chazot FRA
3 Rika Okuaki JPN
4 Caterina Stenta ITA
1 Titouan Puyo FRA
2 Connor Baxter EUA
3 Vinnicius Martins BRA
4 Martin Vitry FRA
Concluída essa fase, o Brasil, mesmo com a nova medalha de Vinni, caiu uma posição no ranking e agora ocupa a quinta colocação, entre as 27 nações que participam do torneio.
1 FRA 16322 ptos.
2 ESP 14922 ptos.
3 EUA 14762 ptos.
4 ITA 13097 ptos.
5 BRA 12903 ptos.
As provas de hoje encerraram a rodada do SUP Race e do paddleboard no Mundial. A partir desta quinta (28) terão início as disputas de SUP Wave com a presença dos brasileiros Leco e Matheus Salazar, Aline Adisaka e Fernanda de Freitas.
A primeira chamada será feita às 10h30 com início previsto para às 11h00 (horário de Brasília) e podem ser acompanhadas ao vivo AQUI.