Brasil encerra Mundial da ISA na 5ª colocação; França fica com o ouro
Mundial de SUP e Paddleboard da ISA 2022 terminou neste domingo, 06 de novembro, com as disputas de ... leia mais
Vinnicius Martins garantiu mais uma medalha de bronze para o Brasil durante as competições de SUP Race Técnico realizadas nesta quarta-feira (27), no Mundial de SUP e Paddleboard da ISA.
O evento de hoje encerrou as disputas de SUP Race e Paddleboard do mundial. Ao longo do dia, foram realizadas as provas técnicas de Paddleboard, SUP Júnior e as finais da categoria Open de SUP.
A primeira categoria a entrar na água foi o Paddleboard. Primeiro a prova feminina e, em seguida, a prova masculina.
Dois brasileiros participaram dessa rodada: Rogerio Mello e Sinara Pazos, ambos foram bem mas não fizeram pódio. Rogério ficou com a oitava colocação e Sinara terminou a prova em sexto.
Julen Marticorena (FRA), entre os homens, e Itzar Abascal (ESP), entre as mulheres, ficaram com a medalha de ouro.
O Pódio ficou definido da seguinte maneira:
1 Julen Marticorena FRA
2 Bart Schade EUA
3 Carlos Alonso Ruiz ESP
4 Andrew Byatt ING
1 Itziar Abascal ESP
2 Yurika Mitsui JPN
3 Cornelia Rigatti ITA
4 Tiana Pugliese EUA
Em seguida, foi a vez da nova geração do SUP Race entrar em ação com as provar de SUP Race Técnico Junior. Nossos representantes foram Murilo Rosa e Iasmim Moraes.
Murilo terminou a prova na nona colocação e Iasmim ficou em quinto, a uma posição da medalha de cobre.
O fenômeno do SUP Race Jade Howson (EUA), medalha de ouro na prova de Sprint levou mais um ouro pra casa, dessa fvez na categoria feminina do SUP Junior, enquanto o jovem dinamarquês Christian Andersen foi medalha de ouro na categoria masculina.
O Pódio ficou definido da seguinte maneira:
1 Christian Andersen DIN
2 Rai Taguchi JPN
3 Marius Auber FRA
4 Tyler Bashor EUA
1 Jade Howson EUA
2 Duna Gordillo ESP
3 Laura Dal Pont ITA
4 Anaïs Guyomarch FRA
Para encerrar o dia, aguardada final prova de SUP Race Técnico com a presença de grandes nomes do cenário mundial.
Vinnicius Martins, Luiz Guida “Animal” e Jessika “Moah” foram nossos representantes na categoria, todo os três classificados após garantirem a vaga pela fase eliminatória disputada no dia anterior.
As mulheres foram as primeiras a entrar na água e Moah fez uma excelente largada, assumindo as primeiras posições logo no início da prova. Porém, após a primeira volta, a brasileira foi perdendo algumas posições. Na reta final, tentou uma reação, mas já não havia mais tempo para conquistar mais uma medalha e Moah terminou a prova na sétima colocação.
Esperanza Barreras, da Espanha, ficou com a medalha de ouro.
No masculino, Vinnicius fez uma excelente largada; Animal, também largou bem e ambos os brasileiros mantiveram-se entre os primeiros colocados até a segunda volta.
No entanto, Titouan Puyo estava realmente inspirado e deu uma verdadeira aula de surfe e contorno de boia com uma prancha 14 pés. O francês, que é local da paradisíaca Nova Caledônia, botou quase um minuto de vantagem sobre os demais competidores e cruzou a linha de chegada sem ser ameaçado.
Vinnicius travou uma briga forte contra Connor Baxter (EUA), até que na reta final o brasileiro conseguiu abrir vantagem. Porém, a poucos metros da areia, quando a prata era tida como certa para Vinni, Baxter, num Sprint extraordinário chegou junto e ultrapassou o brasileiro, que só percebeu a aproximação de Connor quando já era tarde demais.
Vinni, no entanto, garantiu o bronze e mais uma medalha para o Brasil, que agora está com um toral de três medalhas, duas de Vinni (ouro e bronze) e uma Moah (prata).
Luiz Guinda “Animal” terminou a prova na sexta colocação.
1 Esperanza Barreras ESP
2 Amandine Chazot FRA
3 Rika Okuaki JPN
4 Caterina Stenta ITA
1 Titouan Puyo FRA
2 Connor Baxter EUA
3 Vinnicius Martins BRA
4 Martin Vitry FRA
Concluída essa fase, o Brasil, mesmo com a nova medalha de Vinni, caiu uma posição no ranking e agora ocupa a quinta colocação, entre as 27 nações que participam do torneio.
1 FRA 16322 ptos.
2 ESP 14922 ptos.
3 EUA 14762 ptos.
4 ITA 13097 ptos.
5 BRA 12903 ptos.
As provas de hoje encerraram a rodada do SUP Race e do paddleboard no Mundial. A partir desta quinta (28) terão início as disputas de SUP Wave com a presença dos brasileiros Leco e Matheus Salazar, Aline Adisaka e Fernanda de Freitas.
A primeira chamada será feita às 10h30 com início previsto para às 11h00 (horário de Brasília) e podem ser acompanhadas ao vivo AQUI.