Contagem regressiva para o PASA Games 2022
De 7 a 13 de agosto Praia Venao, no Panamá, receberá o XV Jogos Panamericanos de Surf & SUP - PASA Games 2022
O brasileiro Leco Salazar acaba de conquistar a medalha de bronze no Mundial de SUP e Paddleboard da ISA, em final realizada no point break de Sunzal, El Salvador.
Em meio a ondas com cerca de um metro, já bastante prejudicadas pelo vento maral, Salazar enfrentou Airton Cozzolino (ITA), Ben Carpentier (FRA) e Riki Horikoshi (JAP).
Horikoshi, apontado como uma das revelações deste mundial, foi quem abriu a bateria, mas, uma sucessão de escolhas de ondas ruins acabaram por deixar o japonês distante da briga pelo ouro, que ficou concentrada entre Leco, Airton e Carpentier.
Os três alternaram a liderança ao longo dos 20 minutos de bateria. Leco teve um início forte, fazendo um 7.07. Uma nota que apesar de boa, não deixou de causar surpresa, uma vez que indicava uma pontuação maior, principalmente porque Cozzolino, logo em seguida, em uma onda com tamanho inferior e com menor variação de manobras, recebeu uma nota 7.50 do juízes.
Enquanto isso, e polêmicas à parte, Ben Carpentier ia construindo seus scores onda a onda. Em um mar já bastante prejudicado pelos ventos e pela maré, a estratégia do francês acabou funcionando muito bem.
Com cerca de dez minutos para o término, Cozzolino, conseguiu ampliar sua vantagem na primeira colocação até que Carpentier, a cerca de cinco minutos para o término da disputa, em uma onda, de fato, muito bem surfada, recebeu uma nota 8.90 dos juízes, assumindo a liderança.
Nos instantes finais, Leco ainda surfou uma última onda intermediária, lapidada com precisão, tanto na variedade de manobras, quanto na verticalidade, porém, a onda não ofereceu a pista necessária para uma virada de placar.
Ao final da disputa, o brasileiro ficou com a terceira colocação conquistando a medalha de bronze para o Brasil.
Ben Carpentier ficou com o ouro, Airton Cozzolino com a prata e Riki Horikoshi com a medalha de cobre.
No feminino a medalha de ouro ficou com a francesa Justine Dupont, seguida por Shakira Westdorp (AUS) com a prata, Iballa Moreno (ESP), com o bronze e Vania Torres (PER) com o cobre.
Os brasileiros Matheus Salazar e Aline Adisaka foram eliminados mais cedo. Os dois caíram nas semifinais da repescagem terminando a competição, ambos, na oitava colocação.
Os resultados das provas de SUP Wave encerraram a rodada de competições da edição de 2019 do Mundial da ISA. Na disputa entre as 27 nações, o Brasil ficou com a quinta colocação no quadro geral de medalhas por uma diferença mínima de 74 pontos da quarta colocada, Itália.
1º França (Ouro) – 15.602 pontos
2º Espanha (Prata) – 13.350 pontos
3º EUA (Bronze) – 12.992 pontos
4º Itália (Cobre) – 11.415 pontos
*5º Brasil – 11.344 pontos
.