SUP nas Olimpíadas | ICF seguirá lutando para ser reconhecida como entidade máxima do esporte
O anúncio foi feito após resultado de votação unânime realizada durante congresso anual da ICF ... leia mais
O brasileiro Luiz Diniz conquistou nessa segunda-feira, 27 de outubro, o título mundial de SUP Wave profissional pela APP World Tour, disputado nas ondas de El Lloret, em Las Palmas de Gran Canaria (ES). A final, disputada entre quatro competidores, teve a participação de outro brasileiro, Leo Gimenes, que ficou com a terceira colocação. Taka Inoue, do Japão e o francês Benoit Carpentier ficaram, respectivamente, em segundo e quarto lugares.
O dia começou com as disputas das semifinais das mulheres e homens, com os brasileiros sendo o país com o maior número de competidores na água. Mais do que isso, Leo Gimenes, Wellington Reis, Luiz Diniz, Leco Salazar e Aline Adisaka vestiram a lycra de competição figurando entre os favoritos ao título, algo que mostra a força que o SUP Wave brasileiro alcançou.
Nos confrontos, Leco e Wellington acabaram ficando nas semis, mas não sem dar muito trabalho para seus adversários. Na grande final, disputada em boas ondas com cerca de um metro, Diniz, após ficar com o vice em 2022, dessa vez não deixou passar a oportunidade de conquistar seu primeiro título mundial pela APP World Tour, que se junta aos três títulos mundiais conquistados em Mundiais da ISA, incluindo o desse ano, na França.
Leo Gimenes, por sua vez, representa a força da renovação da modalidade. O SUP Surfista brasileiro, apesar de ainda bastante jovem, já possui maturidade competitiva, surf no pé e resultados importantes na carreira. Com atuações assim, Leo deixa claro que a conquista de um título mundial será questão de tempo.
No feminino, Aline Adisaka infelizmente não conseguiu avançar para a grande final, “batendo na trave”, na terceira colocação. Iballa Moreno, local dasm Ilhas Canárias, venceu a competição conquistando mais um título mundial em casa. O pódio do feminino foi concluído com Kaede Inoue (JAP) em segundo, Luchy Cosoleto (ARG), em terceiro e Sakura Inoue (JAP), na quarta colocação.
Agora, Luiz Diniz, juntamente aos melhores SUP surfistas do Brasil, tem um encontro marcado em Balneário Camboriú (SC) onde, a partir dessa quarta (29) disputam o campeonato Brasileiro de SUP Wave.
Acompanhe nossas próximas atualizações para mais informações sobre a competição.