Lesões comuns no stand up paddle

Compartilhe
lesões mais comuns no remador
Torções excessivamente fortes durante a movimentação com os remos podem prejudicar a lombar. Foto: Reprodução

Assim como em qualquer outro esporte, o stand up paddle também possui seus riscos. As lesões por prática excessiva de SUP são muito comuns, principalmente em praticantes que não possuem o hábito do “cross training” (treinamento em outros esportes, que não o habitual), além de uma alimentação balanceada.

Veja também > O que poucos minutos de exercícios podem fazer pela sua saúde?

Os movimentos repetitivos, a força excessiva nos ombros e a posição fixa dos membros são os principais responsáveis por causar lesões. Ter conhecimento das regiões que estão sujeitas a problemas é o primeiro passo para evitar o agravamento dos mesmos e procurar por ajuda profissional.

A seguir confira os locais de lesões comuns no stand up paddle:

  • Joelho: o SUP é uma modalidade que requer uma postura semi-flexionada dos joelhos para proporcionar equilíbrio na prancha, logo, pode ocorrer dor e sobrecarga na região anterior do joelho.
  • Ombro: um dos locais mais comuns de serem afetados, o ombro geralmente é lesionado  por esforço repetitivo, remo de tamanho inapropriado ou má técnica.
  • Lombar: as torções excessivamente fortes durante a movimentação com os remos, bem como os movimentos repetitivos, geram um incômodo na lombar e posteriormente podem vir a gerar lesões.
  • Pés: um corpo que não consegue se centralizar e possui o core fraco (músculo mais profundo e estabilizador do corpo humano), possui dificuldades em manter-se na prancha, e os primeiros a responderem são os pés que tentam compensar esse desequilíbrio. Além disso, as entradas e saídas de dentro da água de forma inadequada também são fatores prejudiciais a esse local.

Ao menor sinal de dor e desconforto contínuo, procure ajuda profissional a fim de prevenir o agravamento de uma lesão. Lembre-se sempre de aquecer e preparar o corpo antes de se jogar nas ondas.

Para mais informações sobre saúde e esportes siga @drbenjamimrodrigues.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe