NY SUP Open | Mundial adiado nesta terça-feira
Fortes ventos forçam organizadores a adiarem o início do New York SUP Open, válido como primeira etapa do ... leia mais
Na manhã do último sábado, 16 de dezembro, o Pantanal sul-mato-grossense foi palco de uma das competições mais intensas do circuito brasileiro de Stand Up Paddle (SUP) race. O Pantanal Extremo 2023 testou os limites dos competidores em mais uma prova desafiadora.
Os vencedores da categoria profissional foram Lena Guimarães e Eri Tenório, que conquistaram a primeira posição após remar incansáveis 30 quilômetros nas águas “pesadas” do rio Paraguai. A largada ocorreu na baía do Tuiuiú, proporcionando aos atletas uma experiência única em meio à deslumbrante e selvagem natureza da região pantaneira, culminando na emocionante chegada na Prainha do Porto Geral de Corumbá.
Eri Tenório destacou-se ainda mais ao bater o recorde do Pantanal Extremo, cruzando a linha de chegada em impressionantes 2 horas e 10 minutos. Nem mesmo o calor escaldante de 40 graus foi capaz de impedir o desempenho excepcional de Eri, que liderou a competição do início ao fim.
Um pouco mais atrás do campeão, um pelotão de elite, formado por Luiz Guida Animal, Guilherme dos Reis, Marinho Cavaco e Rudah Bosi, protagonizou uma acirrada disputa. Gui dos Reis e Marinho Cavaco enfrentaram dificuldades com o calor intenso, e acabaram “quebrando”, permitindo que Luiz Guida e Rudah Bosi disputassem a segunda colocação. Ao final, Luiz Guida Animal garantiu o vice-campeonato, seguido por Rudah em terceiro, com a revelação local, Ivan Ortega, em quarto, Gui dos Reis em quinto e Marinho em sexto.
Entre as mulheres, Lena Guimarães teve que superar as adversidades do calor, passando mal no início da prova. No entanto, sua determinação prevaleceu, e ela conseguiu manter a liderança, tendo Jessika Moah em sua esteira durante boa parte do percurso. Nos momentos finais, Moah tentou um ataque, mas Lena defendeu sua posição, acelerando o ritmo e assegurando mais uma vitória. Com esse desempenho, Lena conquistou o título de campeã brasileira da temporada invicta, assim como Eri Tenório.
No pódio feminino, Roseli Novloski garantiu a terceira colocação, seguida por Juliana Reis em quarto e Julia Menin em quinto lugar.
Destaque também para a categoria Pro Junior, que encarou os desafios de igual para igual com os profissionais. Rudah Bosi, terceiro colocado na categoria profissional, foi coroado campeão da Pro Júnior, enquanto Rebeka Klotz conquistou o primeiro lugar na competição feminina.
Ao longo do dia também foram realizadas provas nas categorias kids e amadoras em diferentes níveis e distâncias, em 15 km, 5 km e 1 km.
Os resultados oficiais e o ranking de 2023 serão em breve atualizados no site da CBSurf. Por hora, esses são os resultados extraoficiais de sábado do Pantanal Extremo 2023:
KIDS MASC PRO
KIDS MASC
KIDS FEM
INICIANTE MASC
INICIANTE FEM
AMADOR MASCULINO
AMADOR FEMININO
JÚNIOR PRO FEM
JÚNIOR PRO MASC
PRO MASCULINO
PRO FEM